Seminário em visita à vigararia dos Milagres

Começa hoje (17.01.2014) em Amor uma ronda de visitas que o Seminário Diocesano de Leiria-Fátima vai promover pelas paróquias da vigararia dos Milagres, até ao próximo mês de junho.

“É belo ser padre!” é o lema desta iniciativa, cujo principal objetivo é “levar o Seminário às comunidades, sensibilizando-as para a beleza da vocação sacerdotal”, refere o padre José Augusto Rodrigues, reitor da instituição.

O projeto já percorreu outras vigararias em anos anteriores e é atualmente desenvolvido pelos dois padres ao serviço do Seminário, José Augusto e Manuel Henrique de Jesus, acompanhados por dois seminaristas maiores. Num programa que abarca todo o fim de semana, participam em Missas da comunidade, promovem momentos de oração vocacional e dinamizam encontros com adolescentes, jovens e casais.

A primeira paróquia a acolher esta equipa é a de Amor, já neste fim de semana de 17 a 19 de janeiro (ver cartaz com o programa). Seguir-se-á Santa Eufémia, de 23 a 26 de janeiro. As restantes têm ainda datas por confirmar, exceto Regueira de Pontes, que receberá a visita nos dias 20 a 23 de fevereiro.

 

Apresentar Seminário e Pré-Seminário

Segundo o reitor do Seminário, este “não é uma «casa grande e vazia», em Leiria, onde funcionam muitas coisas porque já não há seminaristas. É muito mais que isso. É a entidade que na nossa diocese zela pelas vocações sacerdotais, desperta nos jovens o desejo de ser sacerdote e os ajuda a optar por esse caminho de entrega total a Deus e à Igreja. É sua missão formar pastores para a Igreja de Cristo”.

Para além desta apresentação, a iniciativa pretende ainda divulgar o Pré-Seminário como estrutura de acompanhamento vocacional. “Os rapazes que se inscreverem passam a ter encontros mensais aos fins de semana, ao longo do ano, permitindo que as sementes de vocação sacerdotal que neles possam existir tenham condições para germinar”, esclarece o padre José Augusto, adiantando que o objetivo da entrada no Seminário poderá concretizar-se após concluírem o 12.º ano de escolaridade.

Partilhar / Print

Print Friendly, PDF & Email

Leia esta e outras notícias na...

Receba as notícias no seu email
em tempo real

Pode escolher quais as notícias que quer receber: destaques, da sua paróquia

plugins premium WordPress