Diocese de Leiria-Fátima realiza uma vigília de oração no Seminário, no dia 14, e apresenta diversas propostas para oração e reflexão sobre as vocações sacerdotais.
Vamos viver, de 10 a 17 de novembro, a semana que a Igreja dedica anualmente à oração e reflexão sobre as vocações sacerdotais e os seminários, subordinada ao tema “Para que Cristo se forme em nós”.
Atualmente, o Seminário Diocesano de Leiria oferece duas formas de integração aos candidatos ao sacerdócio, uma no Pré-Seminário e outra, numa fase mais adiantada de estudos e discernimento vocacional, no Seminário Maior.
O Pré-Seminário é frequentado por cerca de 35 alunos, divididos em dois grupos: o grupo Samuel (até ao 8.º ano) e o grupo S. Paulo (do 9.º ao 12.º ano). Têm encontros mensais, além de algumas atividades complementares em tempo de férias.
O Seminário Maior tem sete seminaristas, todos a estudar no Patriarcado de Lisboa: o Jorge Fernandes (Ano Propedêutico) e o David Pereira (1.º ano) frequentam o Seminário de Caparide; o Rui Ruivo (2.º ano), o Dany Gil (3.º ano), o António Cardoso (4.º ano), o Tiago Silva e o João Jordão (5.º ano) frequentam o Seminário dos Olivais.
Uma vigília e outras propostas
No âmbito desta semana, o Seminário Diocesano de Leiria vai realizar uma vigília de oração, na sua igreja, na próxima quinta-feira, dia 14 de novembro, a partir das 21h00. Presidirá o Bispo diocesano, D. António Marto.
Além deste momento, o Serviço de Animação Vocacional (SAV) da diocese de Leiria-Fátima apresentou também alguns materiais para a vivência mais aprofundada desta Semana dos Seminários. A proposta dirige-se sobretudo às paróquias, visando envolver a catequese, as famílias e as comunidades cristãs de modo integrado e relacionado, em ordem ao despertar de novas vocações sacerdotais e ao apoio às mesmas.
“As vocações na Igreja, e não menos as que conferem a graça e a responsabilidade do ministério sacerdotal, despontam de experiências pessoais de encontro com Cristo e em ambientes que as favorecem pelo clima de fé e o apreço pela vida e testemunho de quem vive fiel e generosamente o seu sim ao chamamento divino”, refere-se na apresentação do guião. A partir desta premissa, desenvolvem-se alguns esquemas para uso nas catequeses e em momentos de oração, incluindo a Missa dominical, a adoração eucarística e a oração em família. O guião centra-se na vocação sacerdotal, já que se destina a esta semana concreta, tendo como objetivo “levar à redescoberta da pessoa e missão do padre como ajuda às pessoas para crescerem na vida cristã no âmbito da comunidade eclesial”.
Todos esses materiais poderão ser descarregados aqui:
– Cartaz
– Oração
– Proposta do SAV paginada em folheto
– Esquema para adoração eucarística
– Folha de apoio à oração em família
– Esquema para apresentação a animadores
Animadores vocacionais manifestam “apreço e gratidão” aos padres
Estas propostas foram previamente discutidas e apresentadas num encontro diocesano de animadores vocacionais, no passado dia 19 de outubro. Cerca de 25 participantes, vindos de 12 paróquias, refletiram sobre o tema “O padre, amigo que ajuda a viver com Cristo”, à volta do qual rezaram e partilharam ideias e experiências.
“Disponibilidade para ouvir e escutar os outros, generosidade na sua doação e serviço, capacidade para manter a chama na comunidade, comunicação viva da palavra de Deus, celebração dos sacramentos, oferta do perdão de Deus” foram as características da ação dos sacerdotes mais apreciadas e reconhecidas.