Semana de Oração pelos Seminários

Decorre de 6 a 13 de novembro mais uma Semana de Oração pelos Seminários, este ano sob o lema “Movidos pela Misericórdia de Deus”.

É com esta força do alto que somos chamados a promover a vocação sacerdotal nas comunidades cristãs: “Como dom da iniciativa divina, a vocação sacerdotal só pode desabrochar em quem humildemente conhece aquilo que é e sabe que tudo deve à grandeza do amor de Deus. (…) Uma educação cristã que não favorece experiências fortes de encontro com Deus nos momentos de espiritualidade, de oração, de reconciliação, de perdão, de partilha das misérias humanas, não pode ter consequências vocacionais”, afirma D. Virgílio Antunes, na sua mensagem para esta Semana de Oração.

Esta semana será ocasião especial para “rezar pelos nossos seminaristas para que, ao longo da sua experiência de Seminário, se encontrem com o Deus da Misericórdia e se sintam impelidos a entregar as suas vidas para que Ele seja assim reconhecido, celebrado e testemunhado entre o Povo de Deus”, refere o reitor do Seminário, padre José Augusto Rodrigues.

Estão a ser distribuídos pelas paróquias alguns materiais impressos, para que não faltem às comunidades cristãs todos os meios necessários à vivência desta semana.

A propósito desta ocasião, o Seminário Diocesano de Leiria apresentou algumas informações sobre a sua condição atual, desde as pessoas que o constituem e as iniciativas pastorais que está a promover até à situação económica da instituição, que alberga o Centro Pastoral Diocesano. Partilhamos algumas dessas informações:

 

Seminário

Este ano a nossa diocese tem 6 seminaristas: o Inácio Batista, de Fátima, que entrou para o Tempo Propedêutico, e o Micael Ferreira, de Monte Redondo, que frequenta o 2.° ano, residem no Seminário de S. José, em Caparide; no Seminário Maior de Cristo Rei, nos Olivais, estão o Jorge Fernandes, do 3.° ano, o Rui Ruivo e o Dany Gil do 5.° ano e o Eduardo Caseiro do 6.° ano.

 

Pré- Seminário

O Pré- Seminário continua com as suas atividades, a exemplo dos anos anteriores.

No primeiro encontro deste ano (23 de outubro), o grupo Samuel (6.° ao 8.° ano) teve 11 participantes, 5 dos quais pela primeira vez. O grupo S. Paulo (do 9.° ao 12.° ano) teve 6 jovens no primeiro encontro, 2 deles a frequentarem o 12.° ano.

Apesar do máximo empenho no acompanhamento destas idades, os frutos do Pré-Seminário dependem de muitos fatores que ultrapassam a equipa formadora, nomeadamente, as caraterísticas e indefinições próprias da adolescência, a realidade familiar dos rapazes e a experiência cristã que fazem nas suas comunidades cristãs.

 

Propostas pastorais

– VIGÍLIA DE ORAÇÃO PELOS SEMINÁRIOS – Vai realizar-se no dia 11 de novembro, às 21h00, na igreja do Seminário. Será presidida pelo Bispo diocesano, D. António Marto, e contará com o testemunho do seminarista António Cardoso.

– ORDENAÇÃO DE DIÁCONO – O Bispo diocesano irá presidir à ordenação diaconal do António Cardoso, no domingo 20 de novembro, às 15h30, na Sé.

– VEM VER +, SEMINÁRIO EM DIA ABERTO – O Seminário convida os grupos de catequese, de adolescentes, de jovens e as famílias a virem conhecer o Seminário, na companhia dos seminaristas e pré-seminaristas, e a descobrir um pouco mais sobre a vocação sacerdotal. Será no dia 20 de novembro, a partir das 10h00 e termina com a participação na ordenação de diácono do António Cardoso. A exemplo do ano passado, pretende-se dar mais vida aos corredores do Seminário. A atividade está a ser preparada em colaboração com vários departamentos diocesanos e com a Cáritas Diocesana.

– “É BELO SER PADRE!” – Esta iniciativa vai continuar a percorrer as paróquias da Diocese, promovendo a vocação sacerdotal e o Pré-Seminário. Este ano estará na vigararia de Monte Real. É uma oportunidade para contactar com os adolescentes, com os pais, com os catequistas e com a comunidade em geral, convidando-os à oração e alertando-os para o papel essencial que têm no despontar da vocação sacerdotal junto dos mais novos.

 

Relatório de Contas

Na apresentação anual das suas contas, o Seminário reconhece que “vivemos tempos de grandes dificuldades económicas” e agradece “sinceramente o contributo das comunidades cristãs”.

Segundo o Relatório da Administração Diocesana, praticamente todas as paróquias entregaram o respetivo ofertório. Mas há dois valores que devem fazer refletir, uma vez que é responsabilidade do povo de Deus contribuir economicamente para a formação dos seus futuros pastores:
1. Despesas com os seminaristas: 55.466,59€
2. Ofertório da Semana dos Seminários: 26.330,32€.

As despesas com a estadia e formação dos seminaristas tem vindo a aumentar. Por isso, pede-se que as comunidades paroquiais promovam devidamente o peditório das Missas do Dia dos Seminários.

No edifício do Seminário funciona também o novo Centro Pastoral Diocesano, que esteve em obras de dezembro de 2014 a agosto de 2015, e foi inaugurado em outubro do ano passado. Foi um investimento significativo, que conta também com a solidariedade das comunidades e dos fiéis da Diocese.

Leia esta e outras notícias na...

Receba as notícias no seu email
em tempo real

Pode escolher quais as notícias que quer receber: destaques, da sua paróquia…

Partilhar

Share on facebook
Share on twitter

Print

Print Friendly, PDF & Email

REDE - Revista Digital

Mais recente

Telegram: Leiria-Fátima News

Todas as notícias de www.leiria-fatima.pt em primeira mão no seu smartphone.
Canal unidirecional para divulgação de notícias da Diocese de Leiria-Fátima.

Telegram: Leiria-Fátima Chat

Canal de conversação da Diocese de Leiria-Fátima.
Para troca de ideias sobre os canais digitais da Diocese de Leiria-Fátima e partilha de conteúdos entre os seus colaboradores na área da comunicação.

Newsletter

Nota: Depois de submeter a sua inscrição, deve confirmá-la. As instruções estão num email que irá receber.