Semana das Vocações de 19 a 26 de abril

Seguir Jesus, caminho de beleza, vocação & santidade” é o tema da 52.ª Semana de Oração pelas Vocações, que decorrerá de 19 a 26 de abril.

Lembramos que o Serviço de Animação Vocacional da diocese de Leiria-Fátima tem em curso durante todo o mês a iniciativa “Abril, mês vocacional”, que pretende estender a oração por esta intenção, bem como a sensibilização para a importância de uma consciente resposta pessoal ao chamamento de Deus.

 

Materiais diversos

Também para a preparação e vivência mais intensa desta semana, a Comissão Episcopal Vocações e Ministérios preparou alguns materiais, como propostas de oração, uma vigília e meditações para o Rosário. Incluem-se, ainda, três catequeses para crianças, adolescentes e jovens, bem como pista de reflexão para o discernimento vocacional.

Estes materiais poder ser aqui descarregados:

Guião para a Semana das Vocações

Oração pelas Vocações

Cartaz para a Semana das Vocações (PDF)

Cartaz para a Semana das Vocações (JPEG)

  

Vigílias vocacionais

Vão decorrer pela Diocese várias vigílias de oração pelas vocações, organizadas, sobretudo, a nível vicarial. Indicamos as que nos foram informadas:

Vigararia das Colmeias – Dia 24, 21h00 (igreja das Colmeias)

Vigararia de Leiria – Dia 24, 21h30 (igreja de N.ª Sr.ª da Encarnação)

Vigararia da Marinha Grande – Dia 18, 21h00 (Picassinos)

Vigararia dos Milagres – Dia 24, 21h00 (Santuário dos Milagres)

Vigararia de Ourém – Dia 25, 21h30 (igreja do Pinheiro)

  

Oração

Deus Pai,
fonte de toda a santidade,
envia novas vocações à Tua Igreja,
Servidores generosos
da humanidade ferida,
Evangelizadores
entusiasmados e corajosos,
Pastores santos,
que santifiquem o Teu povo
com a palavra e os sacramentos da Tua Graça,
Consagrados que mostrem
a santidade do Teu Reino,
Famílias tocadas pela Tua beleza,
para que, pelo Teu Espírito Santo,
comuniquem a salvação de Cristo
a todas as pessoas da Terra.

Amén.

 

 

Papa apresenta a vocação como um “êxodo missionário” pessoal e eclesial

Com a referência bíblica ao êxodo rumo à Terra Prometida e à “viagem missionária de Jesus que culmina na sua morte e ressurreição”, o Papa apresenta, mensagem para o Dia Mundial de Oração pelas Vocações, do êxodo pessoal como “obra redentora” e “dinâmica fundamental” da fé cristã. Tomando o exemplo de Abraão, o Papa lembra que cada vocação cristã implica “sair da comodidade e rigidez do próprio eu para centrar a nossa vida em Jesus Cristo”. Citando a encíclica do Papa Emérito, “Deus é Caridade”, o Sumo Pontífice apresenta o amor, “que atrai e reenvia para além de si mesmo”, como o elemento gerador deste “êxodo permanente do eu fechado em si mesmo”.

Esta “dinâmica do êxodo diz respeito não só à pessoa chamada, mas também à atividade missionária e evangelizadora da Igreja inteira”, acrescenta, numa “atitude sempre renovada de conversão e transformação”, que é, ela própria, um “dinamismo pascal”.

“A vocação é sempre aquela ação de Deus que nos faz sair da nossa situação inicial, nos liberta de todas as formas de escravidão, nos arranca da rotina e da indiferença e nos projeta para a alegria da comunhão com Deus e com os irmãos.”

Este êxodo missionário “rumo a Cristo” é libertador e “enche a vida de alegria e significado”, pois só é possível numa Igreja capaz de se mobilizar em direção aos pobres e necessitados, a exemplo do seu Criador, que saiu de Si mesmo numa dinâmica trinitária de amor, Se deu conta da miséria do seu povo e intervém para o libertar.

“Ouvir e receber a chamada do Senhor não é uma questão privada e intimista que se possa confundir com a emoção do momento; é um compromisso concreto, real e total que abraça a nossa existência e a põe ao serviço da construção do Reino de Deus na terra.”

Sob o modelo da vocação mariana, o Papa Francisco termina a mensagem para o Dia Mundial de Oração pelas Vocações pedindo a interceção da Virgem Maria para uma disponibilidade plena “ao desígnio que Deus tem para cada um de nós; para crescer em nós o desejo de sair e caminhar, com solicitude, ao encontro dos outros”.

Para os jovens “disponíveis e generosos”

Dirigindo-se concretamente aos jovens, que pelas preocupações e incertezas sobre o futuro podem “refrear os seus sonhos, a ponto de pensar que não vale a pena comprometer-se e que o Deus da fé cristã limita a sua liberdade”, o Papa apresenta este êxodo como uma proposta que “enche a vida de alegria e significado”.

“O Evangelho é a Palavra que liberta, transforma e torna mais bela a nossa vida. Como é bom deixar-se surpreender pela chamada de Deus, acolher a sua Palavra, pôr os passos da vossa vida nas pegadas de Jesus, na adoração do mistério divino e na generosa dedicação aos outros! A vossa vida tornar-se-á cada dia mais rica e feliz”, diz o Papa aos jovens, que carateriza de “disponíveis e generosos”.

 

Leia esta e outras notícias na...

Receba as notícias no seu email
em tempo real

Pode escolher quais as notícias que quer receber: destaques, da sua paróquia…

Partilhar

Share on facebook
Share on twitter

Print

Print Friendly, PDF & Email

REDE - Revista Digital

Mais recente

Telegram: Leiria-Fátima News

Todas as notícias de www.leiria-fatima.pt em primeira mão no seu smartphone.
Canal unidirecional para divulgação de notícias da Diocese de Leiria-Fátima.

Telegram: Leiria-Fátima Chat

Canal de conversação da Diocese de Leiria-Fátima.
Para troca de ideias sobre os canais digitais da Diocese de Leiria-Fátima e partilha de conteúdos entre os seus colaboradores na área da comunicação.

Newsletter

Nota: Depois de submeter a sua inscrição, deve confirmá-la. As instruções estão num email que irá receber.