A Cáritas Portuguesa assinala, entre os dias 17 e 23 de março, a sua semana nacional sob o tema “Unidos no amor, Juntos contra a fome” e com atenção particular às vítimas da crise.
A par de um conjunto de ações locais, muito vocacionadas para espaços de reflexão e debate com os cidadãos, esta iniciativa converge no Peditório Público, que se realizará em diversas localidades e espaços comerciais, entre os dias 20 a 23 de março.
Este gesto público “é de uma importância fulcral para a Cáritas, em Portugal, já que reverte a favor dos projetos sociais concretizados em cada uma das Cáritas Diocesanas”, lê-se num comunicado da Cáritas Diocesana de Leiria-Fátima. No mesmo comunicado, Eugénio Fonseca, presidente da Cáritas Portuguesa, refere-se ao peditório como “um gesto comunitário e também de desafio, já que lembra a cada português que todos estamos implicados na construção de uma sociedade mais justa e solidária”.
Contactado pelo PRESENTE, Júlio Martins, presidente da direção da Cáritas Diocesana de Leiria-Fátima, informa que “no dia 23, domingo, todos os peditórios em todas as Eucaristias da Diocese revertem a favor da respetiva Cáritas Diocesana” e em simultâneo, conclui, “de 20 a 23 de março, teremos nos espaços públicos, cerca de duas centenas de voluntários, devidamente identificados – com uma caixa e com um crachat identificativo –, a fazer o peditório a favor da Cáritas.”
Cáritas atenta à crise
Preocupado com a realidade social atual, o presidente da da direção da Cáritas Diocesana apontou o aumento de 41% dos pedidos de ajuda em 2013, relativamente ao ano anterior, para evidenciar a necessidade da contribuição dos cidadãos no peditório que se vai realizar.
O presidente da direção da Cáritas diocesana revelou que, no peditório público do ano passado, aquela instituição recolheu cerca de 20 mil euros. Apesar dos anos de crise, Júlio Martins refere que, “com uma gestão muito controlada, a Cáritas já distribuiu cerca de 40 mil euros em ajudas só este ano”. Em relação aos pedidos que chegam aquele instituição, “são os mais variados”, conta o presidente da da direção Cáritas Diocesana, “desde pedidos para ajuda do pagamento da renda de casa e das contas da luz, da água e da farmácia”.
No ano que passou a Cáritas Diocesana de Leiria-Fátima apoiou 600 famílias, que se traduziu em 1397 atendimentos. A Loja Solidária, apoiou 241 famílias, num total de 710 pessoas e 456 atendimentos, com apoio de vestuário e artigos para a casa. A instituição tem ainda a Colónia de Férias para crianças na praia do Pedrogão, onde recebe, nas férias de verão, crianças de famílias desfavorecidas.
Semana Cáritas centrada nas vítimas da crise