Saudação na tomada de posse do novo Bispo da Diocese de Leiria-Fátima

Foi com sentimentos de louvor e júbilo que recebemos a notícia da sua nomeação pelo Santo Padre como Bispo desta querida Diocese de Leiria-Fátima.

Senhor D. José Ornelas, meu caríssimo irmão no episcopado,

Foi com sentimentos de louvor e júbilo que recebemos a notícia da sua nomeação pelo Santo Padre como Bispo desta querida Diocese de Leiria-Fátima.

Hoje, como Administrador Apostólico após quase 16 anos de bispo diocesano, é com alegria, grande regozijo e subida honra que, em nome de toda a Diocese, lhe dou as boas vindas de caloroso acolhimento, na sua tomada de posse nesta catedral onde, de ora em diante, tem a sua cátedra: “Bendito o que vem em nome do Senhor”!

VÍDEO
https://youtu.be/dl29xofA4ng

Sim, D. José vem enviado pelo Senhor Jesus, o “Grande Pastor das ovelhas” que nunca abandona o seu rebanho. Continua a guardá-lo e guiá-lo através dos sucessores dos Apóstolos, os bispos. Cada bispo é um elo nesta corrente da solicitude apostólica pelo povo fiel e santo de Deus. É, portanto, a Igreja Apostólica que, hoje, aqui e agora, se manifesta em continuidade com as origens e, ao mesmo tempo, em renovação permanente. 

O povo cristão da diocese acolhe o Senhor D. José Ornelas de coração e braços abertos, como sucessor dos Apóstolos e imagem do Bom Pastor, enviado para presidir à unidade desta Igreja Particular na fé, no amor e na missão, neste tempo de viragem epocal. Como sinal do acolhimento, aceitação e compromisso por parte de toda a Igreja diocesana, uma representação de fiéis, presbíteros, religiosos e leigos, vai manifestar-lhe comunhão, obediência e respeito, reconhecendo-o como nosso Pastor.

Este gesto recorda também algo muito importante. Recorda a todos que o bispo não pode viver a sua missão de pastor da Igreja sem que o acompanhem ativamente no seu ministério os fiéis leigos, maioria do Povo de Deus, cristãos nas ruas do mundo, que representam, cada qual no seu ambiente, a Igreja em saída.

Tão pouco o poderá fazer sem a variedade, riqueza e beleza dos carismas que os consagrados e consagradas presentes na diocese mostram na sua vida e nas suas ações. 

E muito menos o poderá realizar sem a cooperação afetiva e efetiva dos presbíteros na dedicação diária pela vitalidade quotidiana da fé, da comunhão fraterna e da missão das comunidades cristãs. Todos chamados a caminhar juntos numa Igreja sinodal e em saída.

Neste momento, em que a Igreja universal está em caminho de renovação sob a guia luminosa do Papa Francisco, o novo pastor vai incorporar-se, como nosso guia, nesta Igreja Diocesana em caminho sinodal, ansiosa de renovação missionária, em discernimento de caminhos e linguagens novos para o anúncio do Evangelho às pessoas do nosso tempo.

O acontecimento da mudança de pastor faz-nos ver melhor o que é a Igreja como mistério de comunhão e participação para a evangelização: um sucessor dos apóstolos sucede a outro, com novos carismas, e a Igreja de Leiria-Fátima continuará a caminhar com esperança, porque o que mais importa é o serviço a Deus e ao seu Povo.

Senhor D. José, confiamos à intercessão de Santo Agostinho e de Nossa Senhora de Fátima, padroeiros da Diocese, a sua missão com votos de fecundo apostolado. Peço a Deus que lhe conceda luz, sabedoria, saúde, serenidade, alegria espiritual e também sentido do bom humor que é o sorriso irradiante do amor! Feliz missão ao serviço da Igreja de Jesus Cristo em Leiria-Fátima é o que todos nós, aqui presentes, lhe desejamos do fundo do coração! 

Leiria, 13 de março de 2022.

† Cardeal António Marto, Bispo emérito de Leiria-Fátima

SAUDAÇÃO
https://drive.google.com/file/d/1FvsKBoadCLtLPIMhAFmUgO-cJHSMk4yy

Partilhar / Print

Print Friendly, PDF & Email

Leia esta e outras notícias na...

Receba as notícias no seu email
em tempo real

Pode escolher quais as notícias que quer receber: destaques, da sua paróquia

plugins premium WordPress