O ano de 2017 será especialmente festivo para os santuários marianos de Fátima e de Aparecida. Em Portugal, celebra-se o centenário das aparições de Nossa Senhora, enquanto no Brasil se comemoram os 300 anos da descoberta da imagem de Nossa Senhora da Conceição, no rio Paraíba.
“Tratando-se de dois dos mais importantes santuários marianos do mundo e de dois povos irmãos, unidos pela história e pela língua, mas também pela mesma fé e pela grande devoção a Nossa Senhora, sentimos dever celebrar também conjuntamente tão significativos jubileus”, adianta em comunicado o padre Carlos Cabecinhas, reitor do Santuário de Fátima.
Nesse sentido, foi acordado entre D. António Marto, Bispo de Leiria-Fátima, e o Cardeal D. Raymundo Damasceno Assis, arcebispo de Aparecida, promoverem a permuta das imagens entre os dois santuários e presidirem a celebrações comemorativas de um e de outro lado do Atlântico, no ano jubilar de 2017.
A imagem de Nossa Senhora de Fátima, acompanhada por uma comitiva presidida por D. António Marto, seguirá já neste mês de maio para o Santuário de Aparecida, “onde será solenemente entronizada num espaço preparado para o efeito, onde ficará para a veneração dos fiéis”, refere o padre Carlos Cabecinhas, adiantando que uma imagem de Nossa Senhora da Conceição de Aparecida será também entronizada no Santuário de Fátima, em data a anunciar, sendo também acompanhada pelo cardeal D. Raymundo Damasceno.
“São pequenos gestos, mas de grande significado”, conclui o reitor do Santuário de Fátima, apontando-os como sinal da “profunda união destes dois santuários na celebração do centenário e tricentanário”.
Recorde-se que ambos os santuários estão, também, ligados pelas principais datas de celebração litúrgica, já que o dia 13 de maio, data da primeira aparição de Fátima, é comemorado festivamente por muitos devotos de Nossa Senhora por todo o Brasil e o dia 12 de outubro, data da festa de Nossa Senhora de Aparecida, coincide com o início da grande peregrinação aniversária da última aparição em Fátima.