Santuário promoveu encontro de confessores

Realizou-se, no dia 4 de agosto, na Casa de Retiros de Nossa Senhora do Carmo, o encontro de confessores do Santuário de Fátima, com uma reflexão proposta a partir das especificidades da celebração do sacramento da reconciliação num santuário mariano.

No mesmo dia em que se faz memória de S. João Maria Vianney, o santo protetor dos sacerdotes curadores de almas, 31 sacerdotes ouviram a apresentação do tema de reflexão centrado no “perfil materno da práxis penitencial no Santuário de Fátima”, proposto pelo padre José Nuno Silva, capelão e responsável pela pastoral das diversas gerações no Santuário da Cova da Iria.

Na sua reflexão, o sacerdote começou por referir o Santuário de Fátima como “um lugar materno”, um “arquétipo feminino concretizado numa figura de Mãe”, não perdendo de vista o equilíbrio entre o “princípio marial e o princípio petrino na eclesiologia”.

O padre José Nuno Silva abordou vários temas, entre eles “a especificidade da celebração da reconciliação num Santuário maternal”; o “Acontecimento Fátima – uma intervenção de Deus num contexto histórico de orfandade”; “Semântica misericordiosa da penitência”; “Penitência – sacramento – um lugar antropológico e teológico de encontro-escuta recíproca” e finalizou com o “perfil materno da práxis penitencial no Santuário”.

No encontro, os confessores tiveram a oportunidade de partilhar impressões sobre a celebração do Sacramento da Reconciliação no Santuário de Fátima.

Recorde-se que o sacramento da Reconciliação é celebrado diariamente, no Santuário de Fátima, nas Capelas da Reconciliação, piso inferior da Basílica da Santíssima Trindade, entre as 07h30 e as 19h30.

Fonte: Santuário de Fátima

Leia esta e outras notícias na...

Telegram: Leiria-Fátima News

Todas as notícias de www.leiria-fatima.pt em primeira mão no seu smartphone.
Canal unidirecional para divulgação de notícias da Diocese de Leiria-Fátima.

Telegram: Leiria-Fátima Chat

Canal de conversação da Diocese de Leiria-Fátima.
Para troca de ideias sobre os canais digitais da Diocese de Leiria-Fátima e partilha de conteúdos entre os seus colaboradores na área da comunicação.

Newsletter

Nota: Depois de submeter a sua inscrição, deve confirmá-la. As instruções estão num email que irá receber.