Santuário promove primeiro retiro online intitulado “Da gruta ao Céu”

O Santuário de Fátima vai promover o seu primeiro retiro online “Da gruta ao Céu - habitar o coração e abri-lo ao outro” nos dias 12 e 13 de fevereiro, data em que se faz memória das aparições, na Peregrinação Mensal de fevereiro.

Meditações serão partilhadas através da plataforma zoom, cumprindo-se o tempo e os momentos para o exercício espiritual que um retiro implica

O Santuário de Fátima vai promover o seu primeiro retiro online “Da gruta ao Céu – habitar o coração e abri-lo ao outro” nos dias 12 e 13 de fevereiro, data em que se faz memória das aparições, na Peregrinação Mensal de fevereiro, e desafia os peregrinos, a partir de casa, a fazerem uma paragem no seu quotidiano para se abrirem “à escuta profunda da voz de Deus”.

“O confinamento imposto pela pandemia força-nos a (reaprender a) estar em casa, na habitação física que nos serve de lar, mas sobretudo a confrontarmo-nos com o santuário interior da nossa consciência, fora do qual vivemos demasiadas vezes” refere Sandra Bartolomeu, religiosa da Congregação das Servas de Nossa Senhora de Fátima, que vai orientar este momento de aprofundamento espiritual.

Dado o contexto de confinamento, imposto pela pandemia, o primeiro retiro do ano programado pelo Departamento de Acolhimento e Pastoral de 29 a 31 de janeiro- Retiro da Luz do Tempo Comum- foi cancelado. Ainda assim, e tendo em conta as consequências que o isolamento tão prolongado acarreta na vida de um cristão, o Santuário decidiu promover esta proposta alternativa que “ pode ser uma oportunidade para, na lentidão e no silêncio dos dias, nos abrirmos à escuta profunda da voz de Deus, que quer habitar-nos e conduzir-nos à sua vida plena”, ajudando à tomada de consciência “da fragilidade e da indigência” de cada um, permitindo, por outro lado, vencer “medos e dúvidas”.

Na narrativa das aparições de Fátima, o Anjo é aquele que primeiro aparece para ajudar a desvanecer o medo , conduzindo os pastorinhos pelo “caminho do coração ao coração de Deus”. Por isso, as três aparições do Anjo serão o mote para este encontro espiritual que dura dois dias, com momentos próprios de meditações partilhadas, de reflexão e aprofundamento espirituais, conforme o programa.

As inscrições são gratuitas, mas obrigatórias e sujeitas a confirmação. O retiro admitirá um número limitado de participantes, para que se favoreçam as condições de uma participação mais personalizada e um ambiente de grupo mais próximo.

Em momento oportuno, mais próximo da data do retiro, serão facultados aos participantes os dados de acesso ao Zoom.

Os restantes Retiros da Luz, programados para estes meses iniciais de 2021 (janeiro e fevereiro; Tempo Comum e Quaresma, respetivamente) aguardarão por ocasião mais favorável à sua realização, em formato presencial.

PROGRAMA do Retiro online

Sexta
21:00 | Apresentação. Abrir o silêncio
Tema 0: A gruta: uma geografia interior

Sábado
09:00 | Oração da manhã
09:30 | Partilha
10:30 |Tema 1: «Não temais! Eu sou o Anjo da Paz
13:00 | Almoço
14:00 | Tema 2: «Curvou a fonte até ao chão»
16:00 | Intervalo
16:30 | Tema 3: «Desígnios de misericórdia»
18:30 | Partilha
19:30 | Jantar
21:30 | Oração do Rosário a partir da Capelinha das Aparições

Leia esta e outras notícias na...

Receba as notícias no seu email
em tempo real

Pode escolher quais as notícias que quer receber: destaques, da sua paróquia…

Telegram: Leiria-Fátima News

Todas as notícias de www.leiria-fatima.pt em primeira mão no seu smartphone.
Canal unidirecional para divulgação de notícias da Diocese de Leiria-Fátima.

Telegram: Leiria-Fátima Chat

Canal de conversação da Diocese de Leiria-Fátima.
Para troca de ideias sobre os canais digitais da Diocese de Leiria-Fátima e partilha de conteúdos entre os seus colaboradores na área da comunicação.

Newsletter

Nota: Depois de submeter a sua inscrição, deve confirmá-la. As instruções estão num email que irá receber.