O Santuário de Fátima vai promover, de 21 a 24 de junho, um congresso internacional intitulado «Pensar Fátima», no âmbito do centenário das aparições da Cova da Iria.
Nesta iniciativa, organizada em parceria com a Faculdade de Teologia da Universidade Católica Portuguesa, vão ser estudadas várias dimensões em perspetiva interdisciplinar: Teologia, Sociologia, Psicologia, Cultura, História e Arte.
Tal como tem acontecido nos anos anteriores, este é um ponto alto da programação formativa anual do Santuário. A Comissão Organizadora é presidida pelo professor João Duque, presidente do Centro Regional de Braga da Universidade Católica Portuguesa, e composta por 44 membros das mais diversas áreas do saber e de diferentes latitudes.
O congresso deste ano apresentará sete conferências plenárias: “História e Historiografia de Fátima”, por Marco Daniel Duarte; “Os eixos teológicos da mensagem de Fátima”, por Eloy Bueno de la Fuente; “Da Mariologia a Fátima”, por Stella Morra; “Fátima e Roma”, por António Matos Ferreira; “Fátima no contexto das Mariofanias”, por Afonso Soares; “Hermenêuticas dos três videntes”, por Franco Manzi; “O lugar de Fátima na reconfiguração do religioso”, por Alfredo Teixeira e “Fátima como promessa”, por D. Gianfranco Ravasi, que será a conferência de encerramento.
Haverá ainda sete conferências temáticas, que encabeçarão cada um dos painéis de comunicações propostas ao Congresso: “Fátima e práticas do território”, por Graça Poças Santos; “Taumaturgia em Fátima”, por Tiago Marques; “Fátima e a geografia do conflito”, por Luís Salgado Matos; “As aparições de Fátima na perspetiva da pneumatologia mariológica”, por José Cristo Rey Garcia Paredes; “Fátima e a teologia política”, por João Manuel Duque; “Fátima e a questão ecuménica”, por José Eduardo Borges de Pinho, e “Fátima e as dinâmicas pastorais em Portugal”, por Paulo Fontes. O programa completa-se com as comunicações paralelas propostas ao Congresso.
Fonte: Santuário de Fátima