Santuário promove Congresso Internacional “Pensar Fátima” no centenário das Aparições

O Santuário de Fátima vai promover, de 21 a 24 de junho, um congresso internacional intitulado «Pensar Fátima», no âmbito do centenário das aparições da Cova da Iria.

Nesta iniciativa, organizada em parceria com a Faculdade de Teologia da Universidade Católica Portuguesa, vão ser estudadas várias dimensões em perspetiva interdisciplinar: Teologia, Sociologia, Psicologia, Cultura, História e Arte.

Tal como tem acontecido nos anos anteriores, este é um ponto alto da programação formativa anual do Santuário. A Comissão Organizadora é presidida pelo professor João Duque, presidente do Centro Regional de Braga da Universidade Católica Portuguesa, e composta por 44 membros das mais diversas áreas do saber e de diferentes latitudes.

O congresso deste ano apresentará sete conferências plenárias: “História e Historiografia de Fátima”, por Marco Daniel Duarte; “Os eixos teológicos da mensagem de Fátima”, por Eloy Bueno de la Fuente; “Da Mariologia a Fátima”, por Stella Morra; “Fátima e Roma”, por António Matos Ferreira; “Fátima no contexto das Mariofanias”, por Afonso Soares; “Hermenêuticas dos três videntes”, por Franco Manzi; “O lugar de Fátima na reconfiguração do religioso”, por Alfredo Teixeira e “Fátima como promessa”, por D. Gianfranco Ravasi, que será a conferência de encerramento.

Haverá ainda sete conferências temáticas, que encabeçarão cada um dos painéis de comunicações propostas ao Congresso: “Fátima e práticas do território”, por Graça Poças Santos; “Taumaturgia em Fátima”, por Tiago Marques; “Fátima e a geografia do conflito”, por Luís Salgado Matos; “As aparições de Fátima na perspetiva da pneumatologia mariológica”, por José Cristo Rey Garcia Paredes; “Fátima e a teologia política”, por João Manuel Duque; “Fátima e a questão ecuménica”, por José Eduardo Borges de Pinho, e “Fátima e as dinâmicas pastorais em Portugal”, por Paulo Fontes. O programa completa-se com as comunicações paralelas propostas ao Congresso.

Fonte: Santuário de Fátima

Leia esta e outras notícias na...

Receba os nossos destaques no seu email

Não precisa de vir ao site da Diocese para estar informado das notícias mais importantes. Basta indicar o seu email neste formulário:

Nota: para garantir a segurança e proteção dos seus dados, deve confirmar a sua inscrição. As instruções estão num email que irá receber. Depois de confirmar, começará a receber emails a partir de info@leiria-fatima.pt com média regularidade. A qualquer momento pode cancelar subscrição.

Partilhar

Share on facebook
Share on twitter

Print

Print Friendly, PDF & Email

REDE - Revista Digital

Mais recente

Telegram: Leiria-Fátima News

Todas as notícias de www.leiria-fatima.pt em primeira mão no seu smartphone.
Canal unidirecional para divulgação de notícias da Diocese de Leiria-Fátima.

Telegram: Leiria-Fátima Chat

Canal de conversação da Diocese de Leiria-Fátima.
Para troca de ideias sobre os canais digitais da Diocese de Leiria-Fátima e partilha de conteúdos entre os seus colaboradores na área da comunicação.

Newsletter

Nota: Depois de submeter a sua inscrição, deve confirmá-la. As instruções estão num email que irá receber.