Santuário inicia novo ano pastoral: “Dar graças por peregrinar em Igreja”

A temática do novo Ano Pastoral de Fátima, “Dar Graças por peregrinar em Igreja”, será apresentada no próximo sábado, dia 1 de dezembro, pelas 15h30, no salão do Bom Pastor, no Centro Pastoral de Paulo VI.

A Jornada de Abertura do Ano Pastoral, que será presidida pelo cardeal D. António Marto, Bispo da Diocese de Leiria-Fátima, começa com a inauguração da Exposição “Capela Múndi”: exposição temporária comemorativa do centenário da construção da Capelinha das Aparições, no Convivium de Santo Agostinho, no piso inferior da Basílica da Santíssima Trindade, às 14h30. Segue-se a sessão propriamente dita, cuja abertura será feita pelo padre Carlos Cabecinhas, reitor do Santuário de Fátima, seguindo-se a conferência de apresentação do tema do ano pelo diácono Rui Ruivo.

Às 16h30, haverá um momento musical com o Coro do Santuário de Fátima e a Schola Cantorum Pastorinhos de Fátima e, pelas 17h00, o Bispo diocesano encerrará a sessão.

O ano pastoral de 2018/2019 é o segundo de um ciclo de três anos, intitulado genericamente como “Tempo de Graça e misericórdia”, e evocará a dimensão eclesial deste dom que Fátima é para a Igreja e para a humanidade. Ao triénio associam-se também determinados acontecimentos que, mesmo se assinalados nas datas próprias, oferecem o contexto transversal aos três anos pastorais. Nesse sentido, em 2019 será assinalado o centenário da morte de Francisco Marto, em 4 de abril, e a edificação da Capelinha das Aparições, durante a primavera.

Esta jornada de abertura pode ser seguida em direto, em www.fatima.pt.

 

Partilhar / Print

Print Friendly, PDF & Email

Leia esta e outras notícias na...

Receba as notícias no seu email
em tempo real

Pode escolher quais as notícias que quer receber: destaques, da sua paróquia

plugins premium WordPress