Santuário ensina Mensagem de Fátima através das Oficinas Musicais Criativas

Nove crianças, entre os seis e os 10 anos, participaram, no passado fim de semana, no primeiro turno de verão da edição de 2017 das Oficinas Musicais Criativas (OMC).

Promovida pelo Santuário de Fátima, no Centro Pastoral de Paulo VI, é uma iniciativa que utiliza as artes da música, do teatro e da dança, com “especial ênfase” na música, como mediadores ilustrativos da vivência da Mensagem de Fátima.

O primeiro turno de 2017 das OMC terminou no passado domingo à tarde com a interpretação de músicas, poesia e dança, envolvendo todas as crianças numa interpretação em quatro estações. A primeira, através de uma música, composta por duas das crianças participantes e inspirada na recente visita do Papa Francisco a Fátima. A segunda estação permitiu a recriação dos jogos dos Pastorinhos e do seu sentido de sacrifício pela conversão dos pecadores. A terceira, convidava à contemplação. A última estação foi desenvolvida a partir de uma composição musical, intercalada com poesia escrita pelas crianças. A encenação para as famílias terminou com um momento de dança alusivo ao Milagre do Sol.

As crianças e adolescentes estiveram desde o dia 5 de julho a visitar os lugares que permitem conhecer a história do acontecimento e dos protagonistas de Fátima, os santos Jacinta e Francisco Marto e a sua prima Lúcia, a mais velha dos três Pastorinhos.

“Julgo que destes quatro dias levam uma mensagem profunda que, aliada à espiritualidade própria deste espaço e à sua vivência experiencial, poderá ser recordada mais tarde, sustentando decisões que venham a tomar nos caminhos da vida”, disse Helena Brites, uma das monitoras.

O próximo turno das OMC está agendado para o período entre 13 e 16 de julho e destina-se a adolescentes dos 11 aos 14 anos.

As Oficinas Musicais Criativas realizam-se pelo quarto ano consecutivo e a primeira sessão de 2017 teve como destinatários bebés a partir dos quatro meses até crianças com sete anos de idade, no mês de abril.

Informações e inscrições em www.fatima.pt.

Fonte: Santuário de Fátima

Leia esta e outras notícias na...

Receba as notícias no seu email
em tempo real

Pode escolher quais as notícias que quer receber: destaques, da sua paróquia…

Partilhar

Share on facebook
Share on twitter

Print

Print Friendly, PDF & Email

REDE - Revista Digital

Mais recente

Telegram: Leiria-Fátima News

Todas as notícias de www.leiria-fatima.pt em primeira mão no seu smartphone.
Canal unidirecional para divulgação de notícias da Diocese de Leiria-Fátima.

Telegram: Leiria-Fátima Chat

Canal de conversação da Diocese de Leiria-Fátima.
Para troca de ideias sobre os canais digitais da Diocese de Leiria-Fátima e partilha de conteúdos entre os seus colaboradores na área da comunicação.

Newsletter

Nota: Depois de submeter a sua inscrição, deve confirmá-la. As instruções estão num email que irá receber.