Santuário de Fátima promove Simpósio Teológico-Pastoral sobre o dom da Vida

O Santuário de Fátima promove entre os dias 24 e 26 de junho o Simpósio Teológico-Pastoral, integrado nas celebrações do Centenário das Aparições, no salão do Bom Pastor, no Centro Pastoral de Paulo VI. O Simpósio, que dá sequência ao itinerário temático que visa preparar esta celebração centra-se, como tem sido habitual, no tema do Ano Pastoral em curso no Santuário de Fátima, explicitando-o deste modo: «Eu vim para que tenham vida». A vida que brota de Deus no acontecer da História.

Ao longo de dois dias e meio procura-se refletir sobre dimensões fundamentais da “vida em plenitude” que o acontecimento cristão possibilita como dom, experiência, promessa a realizar e esperança a cumprir. Sob três perspetivas de orientação temática – a vida “recebida”, “celebrada” e “doada” –, o Simpósio vai refletir, antes de mais, sobre o dom da vida nova que o Evangelho de Jesus sinaliza e oferece e que a ação do seu Espírito (que é também o Espírito do Pai) atualiza em cada época e em cada lugar, ao mesmo tempo que se sublinha a tarefa de construção humana necessariamente envolvida no acolhimento desse dom.

Neste contexto, o cuidado da vida aparece como exigência evangélica que pede a resposta da liberdade humana. Num segundo momento pretende-se refletir sobre a vida “celebrada”, analisando o sentido existencial inerente à celebração cristã, descobrindo elementos que fazem emergir o que é a vida em toda a sua profundidade.

O Simpósio procurará, ainda, abordar a questão da misericórdia na perspetiva da entrega e da doação. A vida, ao enraizar-se no amor misericordioso de Deus, traduz-se na doação aos outros, de forma gratuita. Durante os trabalhos refletir-se-á, ainda, sobre a realidade humana a partir da Encíclica do Papa Francisco, Laudato Si (Louvado Sejas), nomeadamente numa abordagem à ecologia integral e ao cuidado da vida a partir das suas vulnerabilidades.

O Simpósio, cuja abertura e encerramento contará com a presença do bispo de Leiria-Fátima, D. António Marto, do reitor do Santuário, Pe. Carlos Cabecinhas e do presidente do Simpósio, José Eduardo Borges de Pinho, começa com um olhar sobre a mensagem de Fátima.

Entre os conferencistas estão nomes conceituados da Teologia e das Ciências Sociais e Humanas, de relevo nacional e internacional, de entre os quais se destacam Crispino Valenziano, Bernard Pottier, Francesc Torralba, Sean O´Malley, Cettina Militello, Joaquim Teixeira, Alexandre Palma, Bernardo Corrêa d’Almeida, José Pedro Angélico, João Alberto Correia, Miguel Almeida e Pedro Valinho Gomes. No primeiro dia dos trabalhos, destaca-se o serão cultural com uma visita aos locais das Aparições.

A participação no Simpósio requer uma inscrição prévia que deve ser feita para Santuário de Fátima – Secretariado do Centenário das Aparições de Fátima – Simpósio de 2016, Apartado 31 – 2496-908 Fátima, ou através do formulário on-line.

Receba as notícias do SÍNODO em tempo real

Pode, ainda, escolher quais as notícias que quer receber: destaques, lectio divina, catequese, da sua paróquia…

Receba as notícias no seu email
em tempo real

Pode escolher quais as notícias que quer receber: destaques, da sua paróquia…

Leia esta e outras notícias na...

Escrito por:

Partilhar / Print

Share on facebook
Share on twitter
Print Friendly, PDF & Email

REDE - Revista Digital

Mais recente

Telegram: Leiria-Fátima News

Todas as notícias de www.leiria-fatima.pt em primeira mão no seu smartphone.
Canal unidirecional para divulgação de notícias da Diocese de Leiria-Fátima.

Telegram: Leiria-Fátima Chat

Canal de conversação da Diocese de Leiria-Fátima.
Para troca de ideias sobre os canais digitais da Diocese de Leiria-Fátima e partilha de conteúdos entre os seus colaboradores na área da comunicação.

Newsletter

Nota: Depois de submeter a sua inscrição, deve confirmá-la. As instruções estão num email que irá receber.


Obrigado a quem nos ajuda!

Estes são os nossos mais recentes benfeitores:

Se quiser fazer o seu donativo...

Por Multibanco:

Entidade: 21 800
Referência: 351 617 062
Valor: (*)

Obs:
* o mínimo permitido com esta referência é de 10,00€
Os donativos feitos por esta via não permitem identificar o remente.
Se não pretenderem anonimato, devem enviar um email ou sms a informar a oferta: 
gic@leiria-fatima.pt