Santuário de Fátima promove Jornadas de Arquivo

O Departamento de Estudos do Santuário de Fátima vai promover, no próximo dia 10 de março, no Centro Pastoral de Paulo VI, umas Jornadas de Arquivo dedicadas ao tema “Acesso à informação e proteção de dados nos arquivos da Igreja”.

Segundo nota do Santuário, “estas jornadas pretendem promover a reflexão sobre o ambiente regulador complexo que enquadra a atividade dos arquivos das instituições religiosas, bem como o contacto com os desafios da sua prática quotidiana”.

A sessão de abertura será pelas 10h00, pelo padre Carlos Cabecinhas e Marco Daniel Duarte, respetivamente, reitor e diretor do Departamento de Estudos do Santuário de Fátima.

O primeiro painel, sob o tema “Ambiente regulador”, contará as seguintes intervenções: “Organização dos arquivos religiosos à luz dos direitos canónico, civil e concordatário”, por José Maria Afonso Coelho, do Instituto Superior de Teologia de Évora; “Direito, religião e sociedade: acesso à informação e proteção de dados na experiência de outras igrejas”, por Fernando Soares Loja, da Comissão da Liberdade Religiosa; “«Intimidade» e «consciência»: como definir o que proteger”, por Américo Pereira, da Faculdade de Ciências Humanas da Universidade Católica Portuguesa.

Após o almoço, o segundo painel, sob o tema “Práticas e desafios”, contará com as seguintes apresentações: “Identidade histórica e intimidade: desafios historiográficos a propósito da Causa para a Beatificação de Lúcia de Jesus”, por Marco Daniel Duarte, diretor do Departamento de Estudos do Santuário de Fátima; “«Correio de Nossa Senhora»: conteúdos, problemas e formas de acesso”, por André Melícias, coordenador do Serviço de Arquivo e Biblioteca do Santuário de Fátima; “O acesso à imagem: sobre os direitos de autor e sobre os direitos dos representados”, por Alexandra Fonseca, da ConsulArte.

A participação é livre, mediante inscrição prévia para arquivo@fatima.pt.

Leia esta e outras notícias na...

Telegram: Leiria-Fátima News

Todas as notícias de www.leiria-fatima.pt em primeira mão no seu smartphone.
Canal unidirecional para divulgação de notícias da Diocese de Leiria-Fátima.

Telegram: Leiria-Fátima Chat

Canal de conversação da Diocese de Leiria-Fátima.
Para troca de ideias sobre os canais digitais da Diocese de Leiria-Fátima e partilha de conteúdos entre os seus colaboradores na área da comunicação.

Newsletter

Nota: Depois de submeter a sua inscrição, deve confirmá-la. As instruções estão num email que irá receber.