Santuário de Fátima estende parcerias para investigação científica

O Santuário de Fátima assinou hoje um protocolo para a promoção da investigação, o planeamento e realização de seminários, ações de formação e eventos culturais, artísticos e científicos, em particular, através da criação do Gabinete de Estudos Fátima Global.

A parceria foi estabelecida com uma unidade de investigação pública adstrita à Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT), o Centro de Literaturas e Culturas Lusófonas e Europeias (CLEPUL), pertencente à Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, através da sua Cátedra FCT/Infante Dom Henrique para os Estudos Insulares Atlânticos e a Globalização (CIDH), acolhida na Universidade Aberta (UAb), no seu polo do CLEPUL, e com o Instituto Europeu de Ciências da Cultura Padre Manuel Antunes (IECCPMA).

A iniciativa visa, genericamente, apoiar o estudo científico do fenómeno de Fátima. Um dos exemplos é a atribuição conjunta de bolsas para contratar pesquisadores especializados que farão investigação e formação avançada neste domínio de estudos em articulação com o programa de Estudos Globais da Universidade Aberta em constituição com o Departamento de Média e Globalização da Universidade de Paris II – Panteón-Assas.

“Esta cooperação estratégica entre o Santuário de Fátima, através do seu Centro de Estudos, com instituições de investigação e ensino superior públicas portuguesas e estrangeiras representa um aposta na promoção do conhecimento como capital científico importante para a compreensão dos fenómenos religiosos e legados culturais a estes associados em vista da promoção do diálogo com as culturas contemporâneas”, refere o comunicado da Instituição. Isto porque, considera o Santuário, “cada vez mais se torna relevante recolocar os temas ligados à religião e à espiritualidade no centro da investigação científica e da formação universitária, para suprir lacunas graves de iliteracia cultural neste domínio e colmatar falhas de conhecimento crítico de uma dimensão densa e muitas vezes modelar da nossa herança cultural, artística, literária e filosófica”.

Fonte: CCS/SF

Leia esta e outras notícias na...

Telegram: Leiria-Fátima News

Todas as notícias de www.leiria-fatima.pt em primeira mão no seu smartphone.
Canal unidirecional para divulgação de notícias da Diocese de Leiria-Fátima.

Telegram: Leiria-Fátima Chat

Canal de conversação da Diocese de Leiria-Fátima.
Para troca de ideias sobre os canais digitais da Diocese de Leiria-Fátima e partilha de conteúdos entre os seus colaboradores na área da comunicação.

Newsletter

Nota: Depois de submeter a sua inscrição, deve confirmá-la. As instruções estão num email que irá receber.