O Santuário de Fátima vai editar um novo guião de oração para o mês de Maria, intitulado “Feliz de ti que acreditaste”, a disponibilizar ainda esta semana. “Trata-se de um guia para a oração comunitária ou individual, que propõe um percurso orante a partir da meditação de trechos bíblicos que focam a figura de Maria e o seu percurso de fé”, esclarece uma nota enviada pela sala de imprensa da instituição.
Inspirado nas palavras da Visitação de Maria a sua prima Santa Isabel, exaltando a grandeza da sua fé e proclamando-a bem-aventurada, o guião procura responder a um desafio lançado por D. António Marto, bispo de Leiria-Fátima, na carta pastoral “Maria, Mãe de Ternura e de Misericórdia”, bem como contribuir o aprofundamento da celebração do Centenário das Aparições.
O documento está dividido em três partes. Na primeira, a partir da frase “O meu Imaculado Coração será o caminho que te conduzirá até Deus”, oferece um itinerário de “31 dias ao ritmo de Maria”, desde a sua eleição por Deus, ao compromisso frutífero com os seus desígnios e ao renascer como nova criatura. Na segunda parte, a frase “Continuem a rezar o terço” inspira algumas propostas para a celebração comunitária do Rosário e outras formas de piedade mariana. Uma última parte, com o título “Quem é vossemecê?” apresenta contributos para a reflexão sobre a figura de Maria e a Mensagem de Fátima, a partir de documentos do Magistério da Igreja.