O Santuário de Fátima dinamiza, durante os próximos meses, na Basílica de Nossa Senhora do Rosário, o ciclo de conferências “O meu imaculado coração será o teu refúgio e o caminho que te conduzirá até Deus”. A primeira é já a 11 de dezembro e terá como orador Ruy Ventura, que abordará o tema “Maria guardava tudo no seu coração – Da devoção a Maria a uma espiritualidade cordial”.
Para o coordenador da Comissão Executiva do Centenário das Aparições e vice-reitor do Santuário de Fátima, padre Vítor Coutinho, estas conferências pretendem ajudar a “olhar de diversos ângulos a espiritualidade que em Fátima é proposta”.
Para além do poeta Ruy Ventura, este ciclo contará com a participação da professora catedrática Maria do Céu Patrão Neves, da jornalista Laurinda Alves, do diretor do Serviço de Estudos e Difusão do Santuário de Fátima, Marco Daniel Duarte e da escritora Isabel Stilwell.
“Nas diversas atividades que organizamos temos a preocupação de ter abordagens diferenciadas e abrangentes, incluindo várias perspetivas e sensibilidades, para possibilitar uma variedade de abordagens que julgamos ser enriquecedora. Ter uma complementaridade de vozes masculinas e femininas é um objetivo que sempre perseguimos. Alegra-nos que, desta vez, haja uma presença feminina maior do que o habitual, para compensar as vezes em que essa presença é deficitária”, constatou o padre Vítor Coutinho.
As conferências são de entrada gratuita, iniciam às 16h00 e terminam uma hora e meia depois, com um apontamento musical.
Programa
11 de dezembro
“Maria guardava tudo no seu coração”, por Ruy Ventura
Da devoção a Maria a uma espiritualidade cordial
Pequena Cantata de Natal, pelo Coro de Câmara da Bairrada
8 de janeiro
“Mãe da Igreja, rogai por nós”, por Maria do Céu Patrão Neves
A intercessão maternal da Virgem Maria
Recolhimento e Reflexão, pelo Coro da Academia de Música de Viana do Castelo
12 de fevereiro
“Santa Maria, Mãe de Deus”, por Laurinda Alves
A maternidade divina de Maria
Pequeno Concerto Espiritual, por Hugo Sanches
12 de março
“Glória a Ti, Rainha da Paz”, por Marco Daniel Duarte
Fátima como mensagem de Paz
Tradições na música sacra do Barroco, por Tânia Ralha, Nélia Gonçalves e Júlio Dias
9 de abril
“Maria, Estrela da Evangelização”, por Isabel Stilwell
A devoção mariana como dinamismo evangelizador
Maria no nosso tempo, pelo Coro Anonymus