Santuário de Fátima com Arte no Advento

Os peregrinos que durante o tempo do Advento entrarem pela porta principal da Basílica da Santíssima Trindade, no Santuário de Fátima, serão surpreendidos com uma intervenção artística que pretende levar a refletir sobre o sentimento de expectativa que a Igreja vive no tempo que precede a celebração do Natal.

Esta é uma primeira intervenção artística que, através da linguagem contemporânea, pretende ajudar os peregrinos a viverem o espaço e o tempo ao ritmo do calendário litúrgico.

Intitulada “Sinais do Presépio”, a obra reveste-se das cores do Advento e faz do observador um agente ativo, levando-o a completar com o seu imaginário o presépio em construção e, consequentemente, a refletir sobre as figuras sagradas e a vivência do sentir humano. Segundo a autora, a instalação “quer ser um espaço-redoma evocativo das dimensões do humano e do sagrado da narrativa do Presépio”.

Esta obra, que data de 2000 e já esteve exposta no Centro Cultural de Belém, em Lisboa, e na Casa do Poço, em Lamego, foi oferecida pela autora em agosto de 2015 ao espólio do Museu do Santuário de Fátima.

Partilhar / Print

Print Friendly, PDF & Email

Leia esta e outras notícias na...

Receba as notícias no seu email
em tempo real

Pode escolher quais as notícias que quer receber: destaques, da sua paróquia