Santuário de Fátima assinalou os 109 anos de São Francisco Marto. Em agenda: livro, curso, exposição e concerto.

Ocorreu no domingo da Santíssima Trindade o 109.º aniversário do nascimento de São Francisco Marto, um mês depois de ter sido proclamado Santo, pelo Papa Francisco, na Cova da Iria, juntamente com a irmã Jacinta.

Na homilia da Missa desse dia, no Santuário de Fátima, o reitor, padre Carlos Cabecinhas, destacou que o que mais “impressionava São Francisco Marto era Deus e a Santíssima Trindade nessa luz imensa”. E convidou os peregrinos a “imitarem” esta sua predileção e, como ele, a serem testemunhas deste Deus vivo.

 

Livro infantil “Fátima no Coração”

O Santuário de Fátima lançou, no passado dia 9, o livro infantil “Fátima no Coração”, da autoria de João Manuel Ribeiro e com ilustração de Bolota. A obra conta a história de três amigos – a Isabel, o João e a Ana – que vão passar uma semana de férias, na companhia da avó Amélia – tempo que servirá para rezar e conhecer a mensagem de Fátima, por um lado, e para descansar e descobrir o lugar dos acontecimentos, por outro.

 

2.ª edição dos Cursos de Verão

O Santuário de Fátima promove a 2.ª edição dos Cursos de Verão, que vai decorrer no Centro Pastoral de Paulo VI, nos próximos dias 10 a 12 de julho. O curso, intitulado “Fátima e os Papas”, homenageia Luciano Coelho Cristino, diretor do Serviço de Estudos e Difusão do Santuário de Fátima entre 1976 e 2013, figura de grande relevo no desenvolvimento do estudo das temáticas ligadas à História e Mensagem de Fátima. Estes cursos foram pensados para os investigadores que pretendam estudar Fátima, sendo de frequência gratuita, com inscrição obrigatória no sítio do Santuário ou para congressos@fatima.pt.

 

Exposição “Mater Dei”

A Basílica da Santíssima Trindade, no Santuário de Fátima, acolhe a partir do dia 13 de junho e até 13 de setembro a exposição “Mater Dei”, composta por 25 obras de 25 artistas contemporâneos, entre os quais Pedro Proença, Rui Chafes, Emília Nadal, Graça Pereira Coutinho, Rui Sanches ou Manuel Baptista. A exposição foi concebida para celebrar o tricentenário da concessão do título de patriarcado à Diocese de Lisboa e o Centenário das Aparições de Fátima.

 

Concerto “Cantar Fátima”

A Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima acolhe, no próximo dia 23 de junho, pelas 21h30, um concerto intitulado “Cantar Fátima”, pelo Coro Sinfónico Lisboa Cantat e a Orquestra Sinfónica Juvenil, sob direção de Christopher Bochmann. A iniciativa acontece no contexto do Congresso Internacional do Centenário de Fátima “Pensar Fátima”. Serão apresentadas obras de Joaquim dos Santos (1936-2008) inspiradas ou dedicadas a Fátima, e uma interpretação do Ave de Fátima com orquestração de Yugo Matsumura.

Fonte: Santuário de Fátima

Leia esta e outras notícias na...

Receba as notícias no seu email
em tempo real

Pode escolher quais as notícias que quer receber: destaques, da sua paróquia…

Partilhar

Share on facebook
Share on twitter

Print

Print Friendly, PDF & Email

REDE - Revista Digital

Mais recente

Telegram: Leiria-Fátima News

Todas as notícias de www.leiria-fatima.pt em primeira mão no seu smartphone.
Canal unidirecional para divulgação de notícias da Diocese de Leiria-Fátima.

Telegram: Leiria-Fátima Chat

Canal de conversação da Diocese de Leiria-Fátima.
Para troca de ideias sobre os canais digitais da Diocese de Leiria-Fátima e partilha de conteúdos entre os seus colaboradores na área da comunicação.

Newsletter

Nota: Depois de submeter a sua inscrição, deve confirmá-la. As instruções estão num email que irá receber.