O próximo Simpósio Teológico-Pastoral organizado pelo Santuário de Fátima vai decorrer nos dias 30 de maio a 1 de junho. Com o subtítulo “Experiência de Deus e responsabilidade humana”, estará no centro das atenções o tema pastoral do Santuário para este ano: “Envolvidos no amor de Deus pelo mundo”.
A iniciativa integra-se no contexto da preparação do centenário das Aparições, em 2017 e contará com a coordenação científica da Faculdade de Teologia da Universidade Católica Portuguesa.
Segundo José Eduardo Borges de Pinho, presidente da Comissão Organizadora, “o Simpósio vai refletir sobre alguns núcleos temáticos relacionados com a aparição de Nossa Senhora aos três pastorinhos no mês de julho de 1917, tais como: o mistério de Deus na sua misericórdia e na sua justiça; a questão de Deus no mundo contemporâneo; a esperança cristã no encontro definitivo com Deus; o amor como núcleo da experiência de Deus e da existência cristã; desafios atuais à pastoral da reconciliação; Maria, ícone da misericórdia de Deus”.
A conferência inaugural, a cargo de Franco Manzi, de Milão, vai abordar “O mistério do amor de Deus pelo mundo na mensagem de Fátima”. A encerrar, o Patriarca de Lisboa e presidente da Conferência Episcopal Portuguesa, D. Manuel Clemente, fará uma reflexão sobre “O Santuário de Fátima e a renovação da Igreja em Portugal – uma leitura histórico-pastoral”.
A jornada terá diversas conferências e painéis temáticos, contando com especialistas vindos de todo o mundo, como Monsenhor Claude Dagens, bispo de Angoulême, Klaus Vetchel, jesuíta de Frankfurt, Cetina Milittello, teóloga italiana, Rey García Paredes, conhecido mariólogo espanhol. Participarão também alguns dos mais reputados especialistas em teologia e pastoral do nosso país, como é o caso de João Manuel Duque, Alfredo Teixeira, José Henrique Pedrosa, Luís Miguel Figueiredo, Jorge Cunha, Carlos Cabecinhas, Carlos Paes, Guilherme d’Oliveira Martins, Acácio Catarino e Miguel Panão.
O Bispo de Leiria-Fátima, D. António Marto, presidirá às sessões de abertura e de encerramento, bem como à celebração eucarística final, no dia 1 de junho.
O programa completo pode ser consultado no portal www.fatima.pt .