No próximo dia 28 de novembro, o Santuário de Fátima vai promover uma jornada de abertura do ano pastoral de 2015-2016, que marca oficialmente o início do sexto ano do septenário celebrativo do Centenário das Aparições.
Com o tema “Eu vim para que tenham vida”, este novo ciclo refletirá particularmente no tema da celebração, tendo por acontecimento de referência a aparição de Nossa Senhora em setembro.
A jornada de sábado terá lugar no Salão do Bom Pastor, no Centro Pastoral de Paulo VI, e começará pelas 14h30, com a abertura da exposição temporária “Terra e Céu: peregrinos e santos de Fátima”, no Convivium de Santo Agostinho, no piso inferior da Basílica da Santíssima Trindade. A exposição, comissariada por Marco Daniel Duarte, diretor do Serviço de Estudos e Difusão do Santuário, remete para o cruzamento das noções de peregrinação e de santidade. “De pés firmes porque sulcaram a Terra, os peregrinos de Fátima olham para o Céu. Entre a Terra e o Céu, tantos nomes que um dia experimentaram Fátima como lugar de santidade”, refere a sinopse. Será de entrada livre e estará patente até 31 de outubro de 2016, todos os dias, das 09h00 às 19h00.
Após esta inauguração, pelas 15h45, a sessão de apresentação do tema do ano será presidida por D. Virgílio do Nascimento Antunes, bispo de Coimbra, também com intervenções de D. António Marto, bispo de Leiria-Fátima, e do padre Carlos Cabecinhas, reitor do Santuário.
A jornada é de entrada livre a todos os interessados e contará com a participação musical do Coro do Santuário.