Missa com os peregrinos e almoço de confraternização no Santuário de Fátima foram os atos com que a Fraternidade Sacerdotal da Diocese de Leiria-Fátima celebrou os jubileus dos padres ordenados há 25, 50 e 60 anos, na passada quinta-feira, 15 de setembro.
Presidiu a ambos os momentos o Bispo diocesano, D. António Marto, que, na homilia, indicou Nossa Senhora como “Mãe dos sacerdotes” e seu auxílio no ministério de pastores do Povo de Deus. Nesse sentido, referiu que “na escola de Maria” junto à cruz, “os discípulos, particularmente os sacerdotes”, podem aprender “a ser ministros da misericórdia e da compaixão em todos os dramas e em todas as feridas e dores das pessoas e da humanidade”; e ainda “a amar e servir o povo que o Senhor confia” à sua missão e ao seu cuidado de pastores.
Comemoram neste ano o seu jubileu sacerdotal os padres Vítor Coutinho (25 anos), António Ramos e José Gonçalves (50 anos), Américo Ferreira, António Gameiro, Benevenuto Morgado, David Gaspar e João Trindade (60 anos). A Fraternidade Sacerdotal é uma associação constituída pelos padres para apoio e auxílio mútuo em vários aspetos.