Santuário de Fátima acolhe Congresso Eucarístico Nacional

Entre 10 e 12 de junho de 2016, Fátima acolhe a realização do IV Congresso Eucarístico Nacional, uma iniciativa da Conferência Episcopal Portuguesa (CEP) que, para a sua organização e execução, conta com o apoio do Santuário de Fátima e do Secretariado Nacional do Apostolado de Oração (AO).

“Viver a Eucaristia, fonte de misericórdia” é o tema do congresso, situando-se assim esta ação no contexto do Ano Jubilar da Misericórdia, convocado pelo Papa Francisco, e das celebrações do Centenário das Aparições de Fátima, sendo a misericórdia uma das dimensões-chave da mensagem de Fátima.

Os três primeiros congressos eucarísticos nacionais foram realizados em Braga, nos anos de 1924, 1974 e 1999. Este será o primeiro deste milénio e também o primeiro a ter lugar em Fátima. “A mensagem de Fátima está intimamente ligada à Eucaristia tanto no que diz respeito às aparições do Anjo, em 1916, quer às de Nossa Senhora, em 1917, e, depois, em Pontevedra (1925-1926) e em Tuy (1927-1929), na vizinha Espanha, quando a Irmã Lúcia vivia em comunidades das Irmãs Doroteias”, refere a organização para justificar a opção pelo Santuário de Fátima.

Aberta à participação de todos os interessados, a iniciativa “destina-se especialmente aos agentes pastorais, que, nas paróquias e noutras comunidades, exercem diversos ministérios e serviços: sacerdotes, diáconos, leigos e membros de institutos de vida consagrada”. Os próprios bispos portugueses anunciaram que as jornadas pastorais do episcopado de 2016 consistirão na participação neste congresso.

Em termos de programa, ao longo de três dias, realizar-se-ão conferências várias para aprofundamento do tema e diversos momentos celebrativos, com destaque para a Missa inaugural, inserida na Peregrinação Nacional das Crianças a Fátima, a 10 de junho, e para a Missa conclusiva, na véspera da peregrinação aniversária de 13 de junho.

Entre os conferencistas, destaca-se a presença do cardeal brasileiro D. João Braz de Aviz, perfeito da Congregação da Vida Consagrada e das Sociedades de Vida Apostólica, e do arcebispo D. Piero Marini, presidente do Pontifício Comité para os Congressos Eucarísticos Internacionais.

“Esperamos que cada um dos participantes leve o propósito de praticar com regularidade uma obra de misericórdia que vê mais prioritária na sua situação concreta, a fim de que se cumpra o que nos pede o Papa Francisco na bula de proclamação do Ano Jubilar da Misericórdia: «Nas nossas paróquias, nas comunidades, nas associações e nos movimentos – em suma, onde houver cristãos –, qualquer pessoa deve poder encontrar um oásis de misericórdia» ”, refere o comité organizador do congresso nacional.

Um gesto em concreto marcará esta iniciativa: a sensibilização para a dádiva de sangue, “algo humano e cristão, por ser ato de solidariedade e de amor ao próximo”, à semelhança daquilo que Jesus Cristo faria. 

As inscrições far-se-ão, preferencialmente, através da página oficial do congresso na internet, em www.congressoeucaristico.pt.

Leia esta e outras notícias na...

Receba as notícias no seu email
em tempo real

Pode escolher quais as notícias que quer receber: destaques, da sua paróquia…

Partilhar

Share on facebook
Share on twitter

Print

Print Friendly, PDF & Email

REDE - Revista Digital

Mais recente

Telegram: Leiria-Fátima News

Todas as notícias de www.leiria-fatima.pt em primeira mão no seu smartphone.
Canal unidirecional para divulgação de notícias da Diocese de Leiria-Fátima.

Telegram: Leiria-Fátima Chat

Canal de conversação da Diocese de Leiria-Fátima.
Para troca de ideias sobre os canais digitais da Diocese de Leiria-Fátima e partilha de conteúdos entre os seus colaboradores na área da comunicação.

Newsletter

Nota: Depois de submeter a sua inscrição, deve confirmá-la. As instruções estão num email que irá receber.