Será apresentado hoje (1 de outubro), pelas 15h00, na Casa de Nossa Senhora das Dores, no Santuário de Fátima, o projeto “Caminhos de Fátima”, iniciativa que envolve diversas entidades e instituições, incluindo 14 autarquias municipais, e que conta com a colaboração do Santuário de Fátima como consultor.
A sessão será presidida pelo secretário de Estado do Desenvolvimento Regional, Manuel Castro Almeida.
Os primeiros trabalhos do projeto “Caminhos de Fátima” decorreram no Santuário, levando à criação do caminho Porto-Fátima, apresentado em abril deste ano. Entretanto, alargou-se a outras zonas geográficas do país o mesmo objetivo de identificar percursos de segurança e, ao mesmo tempo, promover a vertente cultural e promocional de Portugal enquanto destino de peregrinação e de turismo.
O reitor do Santuário de Fátima, padre Carlos Cabecinhas, sublinha que o projeto é “acarinhado desde o início” pela instituição, até porque “interessa ao Santuário de Fátima o bem-estar dos peregrinos e a sua segurança”. Em entrevista à Sala de Imprensa do Santuário de Fátima, a coordenadora do projeto, Cristina Azevedo, reiterou que o objetivo principal dos “Caminhos de Fátima” é conseguir-se um “caminho oficial, seguro e confortável”.