Santa Eufémia surpreendida com tantos religiosos e religiosas

Causou surpresa e admiração saber que na paróquia de Santa Eufémia, do concelho de Leiria, desde há pouco mais de 100 anos, nasceram ali 41 religiosas e religiosos, que entraram em 13 congregações diferentes, e ainda 13 padres diocesanos. A revelação foi feita na apresentação do livro “E o Mestre ia e vai passando”, no passado dia 22 de agosto.

Alguns destes consagrados alcançaram relevância nas suas congregações e mesmo reconhecimento público com, por exemplo, a atribuição do seu nome a ruas das localidades onde desenvolveram a sua ação religiosa, caritativa e social em favor das pessoas.

Na Eucaristia e depois na sessão solene, estiveram e apresentaram-se cerca de duas dezenas de religiosos e religiosas, entre os naturais da paróquia e os pertencentes às mesmas congregações. Muitos familiares e outras pessoas quiseram participar na sessão, que foi enriquecida com a encenação da aparição de Nossa Senhora aos pastorinhos de Fátima no mês de agosto feita pelo grupo de teatro local, o TASE, e acompanhada pelo grupo coral, que cantou um cântico alusivo à aparição e ao empenho de oração dos videntes e o hino do Ano da Vida Consagrada.

O livro, coordenado pela Irmã Bernardete Gaspar com a colaboração das irmãs Celeste Guarda e Arminda Faustino, recolhe testemunhos das diferentes vocações e apresenta os carismas das congregações em que elas se integraram. A capa é obra de um artista local, Carlos Alberto Faria, e retrata o crucifixo e ambiente da igreja paroquial. A publicação teve o apoio da Junta de Freguesia, da Paróquia e de pessoas particulares.

Leia esta e outras notícias na...

Telegram: Leiria-Fátima News

Todas as notícias de www.leiria-fatima.pt em primeira mão no seu smartphone.
Canal unidirecional para divulgação de notícias da Diocese de Leiria-Fátima.

Telegram: Leiria-Fátima Chat

Canal de conversação da Diocese de Leiria-Fátima.
Para troca de ideias sobre os canais digitais da Diocese de Leiria-Fátima e partilha de conteúdos entre os seus colaboradores na área da comunicação.

Newsletter

Nota: Depois de submeter a sua inscrição, deve confirmá-la. As instruções estão num email que irá receber.