A paróquia de Santa Eufémia, reconhecendo a grande dedicação, serviço e amizade que durante nove anos o padre Bernardo Morganiça lhe dedicou, despediu-se agradecida nas Missas dominicais e num almoço de convívio, no passado dia 11 de setembro.
Na festa de homenagem, em que participaram o grupo coral, o grupo de teatro e muitos paroquianos, foi apresentado um documentário sobre a vida de serviço do padre Bernardo, sobretudo nesta paróquia. Da Junta de Freguesia e da Comissão da Igreja, recebeu presentes simbólicos, reconhecendo a estreita colaboração que existiu entre todos. Numa fase particularmente sensível da sua vida, o padre Bernardo mostrava a tranquilidade própria de quem sente a sua missão cumprida e a comoção de quem se afasta, mas não esquece e não vai ser esquecido.
Na Missa vespertina de 17 de Setembro, o vigário geral, padre Jorge Guarda, deu posse ao padre Nuno Gil como novo pároco de Santa Eufémia, que acumula este serviço com o da vizinha paróquia da Boa Vista e, ainda, com a chancelaria da Câmara Eclesiástica da Diocese.
Centrando a sua homilia nas leituras sobre a justa administração dos bens, o padre Nuno manifestou o seu propósito de querer ajudar a administrar e a desenvolver, quer o património material, quer os dons espirituais das duas paróquias. Para isso, apelou à colaboração e ao serviço dos seus paroquianos, pedindo a todos que rezassem a Deus para que o ajudasse a ser um fiel servidor.
No final da celebração, um membro do Conselho Paroquial saudou o novo pároco, deu-lhe as boas-vindas e manifestou a disponibilidade da comunidade para colaborar na missão da Paróquia. Seguiu-se o convívio num jantar partilhado, no átrio do auditório paroquial.