Santa Casa da Misericórdia de Porto de Mós aumenta resposta social

A Santa Casa da Misericórdia de Porto de Mós (SCMPM) está a comemorar 500 anos de existência. Na sessão solene comemorativa, Paulo Carreira, provedor da instituição, anunciou o aumento da capacidade da Unidade de Cuidados Continuados Integrados e a realização de obras de melhoramento no lar.

O Bispo diocesano, D. António Marto, que presidiu à sessão, elogiou uma obra que “dá expressão ao evangelho da misericórdia através de obras concretas”.

 

No ano em que celebra o quinto centenário da sua fundação, a SCMPM anunciou o aumento, a curto prazo, da capacidade da Unidade de Cuidados Continuados Integrados (UCCI) em mais dez camas e obras de melhoramento no lar, que vão passar pela “melhoria do espaço funcional da cozinha partilhada, eficiência energética e requalificação necessário do edifício”.

O anúncio foi feito na sessão solene comemorativa dos 500 anos da SCMPM, que decorreu no passado dia 10 de setembro. Na altura, o presidente da autarquia, João Salgueiro, revelou que a edilidade vai distinguir, com a medalha de ouro do município, a SCMPM, em reconhecimento da “acção de uma entidade com um passado relevante, recheado de memórias e de bem-fazer”. Para Paulo Carreira, esta é uma distinção que “honra e estimula na continuidade deste árduo trabalho”.

Reconhecimento, participação e pluralidade

No discurso proferido na sessão solene comemorativa, o provedor falou do “orgulho de poder estar à frente da instituição quando ela comemora o quinto centenário” e lembrou “todos os que ajudaram a construir a história da instituição”. Para evocar esse “precioso” contributo, a Irmandade decidiu perpetuar a sua acção num memorial, instalado em frente ao lar de idosos.

Para o futuro, Paulo Carreira apontou três palavras orientadoras dos princípios da instituição: reconhecimento, participação e pluralidade.
“Reconhecimento de todos aqueles, que com competência, dedicação e empenho com que desempenharam as suas funções, conseguiram ao longo de décadas, contribuir para que a SCMPM seja o que é hoje. Participação e pluralidade porque somos uma associação de irmãos, mas somos acima de tudo um agente de intervenção na nossa comunidade.”

500 anos de Misericórdia em Ano Santo

A comemoração dos 500 anos da SCMPM celebra-se em pleno Ano Jubilar Extraordinário da Misericórdia. Esta coincidência é, para o provedor da instituição, uma oportunidade para as “comunidades e as instituições serem mais humanizadas e próximas de quem precisa, seguindo o apelo do Papa para redescobrir as obras de misericórdia, corporais e espirituais”.

A presidir à sessão comemorativa, D. António Marto elogiou o trabalho da SCMPM, focando três pontos: “o espírito cristão, que dá expressão ao evangelho da misericórdia através de obras concretas; o espírito de solidariedade, que nasce da sociedade com a sua autonomia e criatividade própria e assenta na solidariedade de todos, abrindo-se ao outro, à partilha e ajuda; e a função educativa da SCMPM, que promove o sentido da educação cívica dos cidadãos para os valores da solidariedade, da partilha e do serviço aos outros por amor”.

“Em tempos de escassez de recursos como os que vivemos, é importante conservarmos a solidariedade social, para não ficarmos prisioneiros da mentalidade economicista que põe o lucro em primeiro lugar, com risco de marginalizar os que não são produtivos e parecem ser um peso para a sociedade”, alertou o Bispo diocesano.

 

Sobre a SCMPM

► No desenvolvimento da sua acção social emprega 123 trabalhadores;
► Aposta na compra direta preferencial a fornecedores locais;
► Presta Auxilio a 403 utentes, nas valências de cuidados continuados, fisioterapia, lar de idosos, centro de dia, apoio ao domicílio, cantina social, creche, jardim de infância, pré-escolar e tempos livres.

Leia esta e outras notícias na...

Telegram: Leiria-Fátima News

Todas as notícias de www.leiria-fatima.pt em primeira mão no seu smartphone.
Canal unidirecional para divulgação de notícias da Diocese de Leiria-Fátima.

Telegram: Leiria-Fátima Chat

Canal de conversação da Diocese de Leiria-Fátima.
Para troca de ideias sobre os canais digitais da Diocese de Leiria-Fátima e partilha de conteúdos entre os seus colaboradores na área da comunicação.

Newsletter

Nota: Depois de submeter a sua inscrição, deve confirmá-la. As instruções estão num email que irá receber.