Com o fim das festividades do Natal celebra-se a Palavra de Deus. É o domingo II do Tempo comum que tem esse atributo, no contexto do calendário.
A paróquia dos Pousos antecipou-se uns dias e, uma vez mais, promoveu a oferta da Bíblia às crianças do 4º ano da catequese. Ao grupo juntaram-se outras, um pouco mais velhas, que tiveram este ano a oportunidade de celebrar o tema; e também estiveram adultos, em preparação para o Crisma.
A estrutura da celebração foi óbvia e simples: um gesto público de oferta do Livro Sagrado a cada criança, um cortejo com símbolos relacionados, um ato penitencial com particularidades de texto em relação com o tema, uma liturgia da Palavra longa (cinco textos) e uma escolha de cânticos que valorizaram o assunto a celebrar.
Os leitores dos textos bíblicos foram adultos pais das crianças; os catequistas dos vários grupos presentes orientaram todos os trabalhos preparatórios nas duas semanas anteriores (incluindo uma reunião preparatória que teve também um tempo formativos); o organista e os instrumentistas que se lhe associam ao sábado dinamizaram o coro (pais e mães); e a Missa foi celebrada na igreja, no domingo dia 14.
Cada criança fez-se acompanhar de terceiras pessoas: nuns casos padrinhos, noutros familiares próximos ou amigos. Foram estas pessoas que se sentaram ao seu lado na igreja, manuseando também a Bíblia, em duas situações de escuta ou leitura. Também foram estas pessoas que escreveram uma dedicatória e ofereceram o livro da Palavra de Deus.
Na continuação deste tema, publicamos um texto que nos chegou das mãos dos catequistas, bem como várias mensagens dedicatórias, que nos foram partilhadas.
No dia 14 de janeiro, na missa dominical das 11h30, houve a celebração da Palavra. Esta missa foi dinamizada pelos catequizados do 4º ano e seus pais, rodeada por mais pessoas especiais, escolhidas pelas crianças e pela comunidade. Estas crianças, maioritariamente do 4. Ano, alguns de 5. Ano e representantes do grupo da catequese dos adultos, encheram-se de amor, emoção e alegria, para receberem a Bíblia.
Não receberam só mais um livro. Era a Palavra de Deus! Foram curiosos, interessados e aplicaram os conhecimentos adquiridos na sessão anterior da catequese sobre este “livro Especial”.
Com a ajuda dos pais mostraram-nos como a Bíblia não é só um livro, mas uma coletânea de livros, como de uma biblioteca se tratasse, organizada em duas áreas/secções: Antigo Testamento e Novo Testamento, conforme estava exposto nas prateleiras junto ao altar.
Durante a cerimónia mostraram conhecimento e mestria em procurar os textos solicitados pelo sacerdote (Pe. Luís Morouço) durante a celebração, pesquisando por livro, capítulo e versículo.
Queremos agradecer a todos os que contribuíram, de uma forma ou de outra, para a realização desta cerimónia. Aos instrumentistas, às vozes que compuseram o coro, pais e crianças que cantaram magnificamente, aos leitores que deram voz aos textos escutados e aos acólitos, muito obrigado(a)!
Cerimónias como estas deixam-nos o coração cheio.
Os catequistas
MENSAGENS DEDICADAS
“Assim como a Bíblia tem resistido ao teste do tempo, que a tua fé também permaneça inabalável. Quando folheares estas páginas, espero que encontres consolo, sabedoria e amor infinito. E que a Palavra de Deus te inspire, conforte e oriente em todos os momentos da tua vida. Porque eu, a mãe e o pai estamos sempre a rezar por ti.”
“Tu és uma pessoa maravilhosa e eu tenho muito orgulho em te chamar prima, amiga e parceira”
“Era este menino que eu pedia, e o Senhor concedeu-me o pedido, disse Samuel 1:27.
Que o teu coração continue a ser de verdade e cheio de bondade; que o teu sorriso continue a ser luz; que o teu olhar continue sempre a brilhar.
Se assim for, o mundo e a vida há-de ser sempre bom para ti. Que o Senhor ilumine sempre a tua vida. Eu vou estar sempre aqui para ti.”
“Recebe esta Bíblia com muito carinho e amor. Que as suas mensagens te ofereçam conforto nos momentos difíceis, te guie nos caminhos da fé e te tragam palavra de esperança e amor”
“Esta Bíblia apresenta e é a Palavra de Deus. Nela podes confiar e dela, podes retirar os ensinamentos, de que precisas para a tua vida, pois, mesmo sendo um livro muito antigo, os seus ensinamentos são intemporais.
Confia na Palavra. Escuta-a, estuda-a e, principalmente, pratica-a, pois dar-te-á a confiança e a força, para superares os obstáculos. Mas atenção: de nada te servirá, se apenas for mais um livro, guardado na estante.”