No passado dia 8 de dezembro, solenidade da Imaculada Conceição da Virgem Maria, padroeira de Portugal e também do Seminário de Leiria, houve nesta instituição uma jornada de convívio, reflexão e oração.
Estiveram presentes os seminaristas, os pré-seminaristas e os familiares de uns e de outros. A concluir o dia de festa, durante a celebração litúrgica de Vésperas, presidida pelo bispo diocesano, D. António Marto, foram admitidos às sagradas Ordens os seminaristas, Eduardo Caseiro, da paróquia da Barreira, e Rui Ruivo, do Juncal.
O rito de admissão faz-se quando os seminaristas, depois de iniciada a sua formação vocacional e obtida a opinião favorável de quem os acompanha e prepara, manifestam publicamente o seu desejo de se consagrarem ao ministério na Igreja “para o serviço de Deus e dos homens”. Aceites pelo bispo, em nome da Igreja, continuam a cultivar a própria vocação “utilizando principalmente os meios com que a comunidade eclesial” os pode ajudar. Mais tarde, confirmando-se a sua vocação e a livre adesão pessoal, são então chamados e ordenados como diáconos e, depois, presbíteros.