A Rota dos Pastorinhos, percurso interpretativo em torno da vida dos pastorinhos de Fátima que passa por vários pontos turísticos e culturais do concelho de Ourém, foi inaugurada, no dia 20 de junho. Tem início no santuário de Fátima e termina na antiga casa do pároco do Olival.
Esta rota apresenta um percurso baseado em dez lugares que marcaram a história dos três videntes de Fátima e as suas vivências no concelho de Ourém.
Ao percorrer a Rota dos Pastorinhos, os visitantes encontrarão painéis interpretativos e outros elementos onde poderão obter informações sobre a vida dos pastorinhos e sobre os vários recursos turísticos existentes no concelho de Ourém.
A paróquia do Olival louva a iniciativa e informa que está a estudar propostas para dignificar e valorizar mais os dois locais muito ligados ao fenómeno de Fátima. Os pastorinhos estiveram por diversas vezes em terra olivalense. Foram acolhidos e pernoitaram na casa da senhora Emília, no lugar da Soutaria (habitação que foi convertida em capela), como se diz no livro das “Memórias da irmã Lúcia”; também se conta a realização de uma cura (milagre) , e estiveram no centro do Olival, na casa do padre Faustino Ferreira para interrogatórios, na condição de vigário da vigararia.
Os peregrinos e os turistas podem começar a descobrir e a percorrer uma rota nova e antiga. Ocasião para um envolvimento numa história centenária e usufruir de belo repasto cultural e paisagístico.
A Rota dos Pastorinhos poderá ser conhecida em: turismo.ourem.pt/index.php/rotas-pastorinhos