Rota dos Pastorinhos inaugurada

Os peregrinos e os turistas podem começar a descobrir e a percorrer uma rota nova e antiga. Ocasião para um envolvimento numa história centenária e usufruir de belo repasto cultural e paisagístico.

A Rota dos Pastorinhos, percurso interpretativo em torno da vida dos pastorinhos de Fátima que passa por vários pontos turísticos e culturais do concelho de Ourém, foi inaugurada, no dia 20 de junho. Tem início no santuário de Fátima e termina na antiga casa do pároco do Olival.

Esta rota apresenta um percurso baseado em dez lugares que marcaram a história dos três videntes de Fátima e as suas vivências no concelho de Ourém.

Ao percorrer a Rota dos Pastorinhos, os visitantes encontrarão painéis interpretativos e outros elementos onde poderão obter informações sobre a vida dos pastorinhos e sobre os vários recursos turísticos existentes no concelho de Ourém.

A paróquia do Olival louva a iniciativa e informa que está a estudar propostas para dignificar e valorizar mais os dois locais muito ligados ao fenómeno de Fátima. Os pastorinhos estiveram por diversas vezes em terra olivalense. Foram acolhidos e pernoitaram na casa da senhora Emília, no lugar da Soutaria (habitação que foi convertida em capela), como se diz no livro das “Memórias da irmã Lúcia”; também se conta a realização de uma cura (milagre) , e estiveram no centro do Olival, na casa do padre Faustino Ferreira para interrogatórios, na condição de vigário da vigararia.

Os peregrinos e os turistas podem começar a descobrir e a percorrer uma rota nova e antiga. Ocasião para um envolvimento numa história centenária e usufruir de belo repasto cultural e paisagístico.

A Rota dos Pastorinhos poderá ser conhecida em: turismo.ourem.pt/index.php/rotas-pastorinhos

Receba as notícias do SÍNODO em tempo real

Pode, ainda, escolher quais as notícias que quer receber: destaques, lectio divina, catequese, da sua paróquia…

Receba as notícias no seu email
em tempo real

Pode escolher quais as notícias que quer receber: destaques, da sua paróquia…

Leia esta e outras notícias na...

Escrito por:

Partilhar / Print

Share on facebook
Share on twitter
Print Friendly, PDF & Email

REDE - Revista Digital

Mais recente