Após uma semana num centro escutista internacional na Suíça (KISC – Kandersteg International Scout Centre), Rita Lisboa, da Região de Leiria-Fátima do Corpo Nacional de Escutas (CNE) partilha a que considera ter sido a “melhor experiência” da sua vida.
Tal como noticiámos, a Rita integrou o grupo de 13 portugueses escolhidos para participar na 7.ª edição da “Portuguese Work Party”, de 22 a 30 de setembro. No regresso, conta que foram “três dias e meio de serviço” no exterior e interior do campo, em tarefas como “cortar lenha e armazená-la para o inverno, limpeza de telhados, poda de árvores, fertilizações de terreno para plantação de relva, limpeza de casas-de-banho e quartos”. Tudo isto porque o KISC encerra no inverno para manutenção e preparação dos espaços para voltar a acolher na primavera os milhares de escuteiros que ali acorrem de todo o mundo.
Mas houve tempo para outras atividades, em “dois dias e meio livres, onde aproveitámos para usufruir do melhor que os Alpes têm para oferecer, nomeadamente caminhadas com paisagens fantásticas”, como as que fizeram ao lago Oeschinensee e à casa de montanha Hut Gfellalp, onde passaram uma noite a 1847 metros de altitude. “Durante a nossa estadia organizámos também uma festa portuguesa, onde demos a conhecer ao staff do KISC um pouco da nossa cultura, gastronomia e até alguns trajes tradicionais”, conta a Rita, sublinhando o “espírito de união que se instaurou no grupo e amizade criada entre todos os participantes, que até agora, não se conheciam”.
O imaginário desta semana foi inspirado no filme de animação “Lilo & Stitch”, o que “permitiu aos participantes olharem para o grupo como uma família, onde a amizade e o companheirismo nutrem a relação entre todos”. No final, além dessa família, “trouxemos também uma mochila cheia de novas aprendizagens, novas aventuras e histórias para contar. O crescimento pessoal adquirido é imensurável”.
A mensagem partilhada pelo Secretariado Regional de Comunicação e Imagem do CNE de Leiria-Fátima, inclui o testemunho pessoal da Rita, que passamos a transcrever:
“Esta aventura foi sem dúvida a melhor experiência da minha vida e o meu maior desafio pessoal! O receio de passar uma semana com um grupo de pessoas desconhecidas era enorme, mas foram estas mesmas pessoas que transformaram esta semana na melhor semana da minha vida. Servimos o KISC incansavelmente e enfrentámos todas as tarefas que nos foram atribuídas com grande alegria e eficiência. Ademais, fomos também contemplados com a oportunidade de visitar um lago alpino, que transbordava magia, e uma casa de montanha, que nos acolheu numa noite fria e providenciou calor para realizarmos um dos momentos mais marcantes desta atividade. Todos estes pequenos momentos tornaram esta experiência única. Agora guardo no meu peito uma saudade enorme daquele sítio e daquelas pessoas, que anseio por voltar a ver. Nunca irei esquecer esta experiência! Fui feliz!”
LMF, com SRCI/CNE Leiria-Fátima