Revista “Fátima XXI” despede-se na abertura do novo século das Aparições

O oitavo e último número da “Fátima XXI”, revista cultural do Santuário concebida no âmbito das celebrações do Centenário das Aparições, foi apresentado no passado sábado, por ocasião da abertura do novo ano pastoral.

Marco Daniel Duarte, diretor-adjunto da publicação, explica que este oitavo número “irá viver ainda da memória da visita Papal, que é de tal maneira forte que o tema não se esgotou na revista de junho”. Assim, “as chaves de leitura são ainda tiradas dos discursos do Papa Francisco em Fátima” e “o ápice desta revista é dedicado à Canonização dos Santos Francisco e Jacinta Marto, porque achamos importante este ponto de viragem na história”.

Em declarações à Sala de Imprensa do Santuário, este responsável revela que “a visita Papal aparece ainda espelhada na entrevista de D. António Marto, que, quando é chamado a falar de Fátima, fala da experiência com o Papa, não só aqui mas também posteriormente nas audiências em Roma”. Este último número “traz novidades a esse nível” e “coloca ainda uma abertura de horizontes, não só pelo milagre do sol, em que os protagonistas de Fátima deixam de ser três crianças e passam a ser os peregrinos que vêm a Fátima”.

Esta edição é a mais volumosa de todas, quer pela extensão do caderno temático quer pelo próprio corpo da revista, num total de 272 páginas. “Refletimos naquilo que aconteceu há 100 anos e, a partir daqui, nasce um novo século de Fátima, simbolicamente inaugurado na ‘Fátima XXI’”, afirma o diretor-adjunto. Pode ver-se, na rubrica “Fragmentos de História”, uma cronologia de 100 datas que marcaram os acontecimentos de um século, servindo de instrumento de leitura para o futuro, bem como uma entrevista a Eduardo Lourenço, na qual o filósofo reflete sobre Fátima, a Igreja e o mundo.

A 30 de maio de 2014 foi apresentado o primeiro número da revista “Fátima XXI”, pensada no contexto da celebração dos 100 anos das Aparições. Publicada em português, teve uma periodicidade semestral − maio e outubro – e, segundo o padre Carlos Cabecinhas, diretor da revista e reitor do Santuário de Fátima, apresenta “uma índole cultural, que procura, precisamente, fazer-se eco desta dimensão cultural de Fátima”, juntando-se assim aos projetos informativos periódicos da instituição: o jornal mensal “A Voz da Fátima”, em português, e o boletim trimestral internacional “Fátima Luz e Paz”, em sete idiomas. Ao longo destes três anos, este projeto procurou “ser espaço de reflexão, abordando temas relacionados com a história, a mensagem e a cultura de Fátima, através de leituras que se pretendem pluridisciplinares, envolvendo perspetivas diferentes mas complementares”.

O Centenário das Aparições foi uma oportunidade de “experimentar caminhos novos, que enriquecem a reflexão sobre Fátima e a propõem numa linguagem renovada, quer na forma de fazer as leituras quer na forma de as expor, como acontece na presente publicação”, explica o reitor. O número inaugural contou com importantes testemunhos de figuras conhecidas do panorama cultural nacional e eclesial, como foi o caso de Gianfranco Ravasi a afirmar que “Fátima é um lugar materno da civilização europeia”, do cardeal Tarcisio Bertone a considerar Fátima um “apelo à comunidade e à humanidade”, de Adriano Moreira a dizer que “é um dos lugares do mundo de mais forte inspiração”. Nas suas páginas ficaram ainda registadas entrevistas e textos de Maria Barroso, cardeal Angelo Sodano, cardeal Pietro Parolin, cardeal Patriarca de Lisboa, D. Manuel Clemente, e do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa.

A publicação está disponível na livraria do Santuário de Fátima, na Fnac e na Bertrand.

Fonte: Santuário de Fátima

Formação para catequistas sobre ambientes seguros
25 de Janeiro
, às 09:30
Domingo da Palavra de Deus
26 de Janeiro
Retiro 24, para jovens
1 de Fevereiro
Partilhar

Leia esta e outras notícias na...

Receba as notícias no seu email
em tempo real

Pode escolher quais as notícias que quer receber: destaques, da sua paróquia

plugins premium WordPress