Revista “Fátima XXI” apresenta especial sobre o Rosário

O “Santo Rosário” é o tema do caderno especial do número 6 da revista cultural “Fátima XXI”, do Santuário de Fátima, editada no passado dia 13 de outubro, por ocasião da peregrinação internacional aniversária da sexta aparição de Nossa Senhora aos Pastorinhos.

Coordenado pela professora universitária Isabel Varanda, da Faculdade de Teologia da Universidade Católica Portuguesa, o caderno temático da revista publicada “faz” refletir sobre o rosário através de “abordagens variadas e perspetivas complementares” que não se centram “exclusivamente” em Fátima, uma vez que o rosário é “instituição orante, património cristão imaterial”.

No editorial, o reitor do Santuário de Fátima, padre Carlos Cabecinhas, salienta a importância do tema deste sexto número da revista Fátima XXI: “Era imperioso dedicar ao rosário um caderno temático da Revista Cultural do Santuário de Fátima. O rosário tem sobrevivido e florescido ao longo dos séculos pela sua simplicidade e flexibilidade pela capacidade de ‘democratizar’ a oração e a meditação. Em Fátima experimenta-se a universalidade da oração do rosário, capaz de unir gerações, povos e línguas numa expressão comum”.

O sexto número deste novo projeto editorial semestral, que o Santuário de Fátima iniciou no mês de maio de 2014, configurado numa revista de índole cultural que nasce no contexto do Centenário das Aparições e que se tem debruçado sobre temas da história, da mensagem e da espiritualidade de Fátima, através de uma abordagem cultural e reflexiva, volta a privilegiar a relação pessoal de algumas figuras marcantes da sociedade contemporânea portuguesa com Fátima, nomeadamente o poeta português José Luís Peixoto, o ex-reitor da Universidade Católica Portuguesa, Manuel Braga da Cruz, e o padre José Tolentino Mendonça .

No novo número desta publicação semestral, o escritor português José Luís Peixoto escreve sobre o Santuário na primeira pessoa num artigo intitulado “Respeito” onde não revela a sua crença ou a falta dela sobre as aparições mas incentiva ao “diálogo edificante” entre crentes e não crentes.

“Fátima é um tema multidimensional. Já no que toca à sua dimensão religiosa, Fátima é um assunto que está na esfera da sensibilidade íntima de cada um”, afirma o autor de Em Teu Ventre, dedicado às aparições e que tem a irmã Lúcia como protagonista e os acontecimentos que ocorreram entre maio e outubro de 1917 como fio condutor, sublinhando que a primeira intenção de escrever a obra foi “encontrar maneira de falar de Fátima” sem o “muro divisor acredita/não acredita”.

Este novo número da Fátima XXI apresenta ainda uma entrevista ao professor catedrático Manuel Braga da Cruz, na rubrica “O Mundo e a Igreja”, feita por José Manuel Poças das Neves, na qual o ex-reitor da Universidade Católica Portuguesa afirma que “A história de Fátima não vai acabar, vai continuar”.

“O apelo à conversão e à oração de Fátima tem muito a ver com a função de conversão da cultura portuguesa e da ciência portuguesa que a Universidade Católica tem”, observou o antigo reitor da Universidade Católica Portuguesa. “Fátima é uma erupção do sobrenatural. Fátima torna-se no centro da Igreja Portuguesa”, reiterou Manuel Braga da Cruz.

“Fátima é um livro do desassossego” é, por outro lado, o título da entrevista feita ao Pe. José Tolentino Mendonça, vice-reitor da Universidade Católica Portuguesa presente também nesta edição.

“Fátima tem sido um abate muros. Um derruba fronteiras, é sem dúvida um pólo magnético de todos os que procuram, de todos os sedentos, e é um ponto de referência para a inquietação espiritual. Fátima, para muitas pessoas em Portugal, é o quilómetro zero da experiência crente, de um processo de conversão. E isso tem um valor incalculável”, destaca o sacerdote e poeta.

A edição semestral da revista cultural Fátima XXI apresenta ainda uma nota histórica sobre as Irmãs Doroteias, que celebram este ano 150 anos de presença em Portugal. Há também uma memória da peregrinação do Papa emérito Bento XVI à Cova da Iria, em maio de 2010.

O fotógrafo Rui Miguel Pedrosa na rubrica “Paisagem Suspensa”, mostra a devoção através das novas tecnologias.

Esta publicação está disponível na livraria do Santuário de Fátima, na Fnac e na Bertrand.

Leia esta e outras notícias na...

Telegram: Leiria-Fátima News

Todas as notícias de www.leiria-fatima.pt em primeira mão no seu smartphone.
Canal unidirecional para divulgação de notícias da Diocese de Leiria-Fátima.

Telegram: Leiria-Fátima Chat

Canal de conversação da Diocese de Leiria-Fátima.
Para troca de ideias sobre os canais digitais da Diocese de Leiria-Fátima e partilha de conteúdos entre os seus colaboradores na área da comunicação.

Newsletter

Nota: Depois de submeter a sua inscrição, deve confirmá-la. As instruções estão num email que irá receber.