A diocese de Leiria-Fátima organiza anualmente um programa de retiros e recoleções destinados aos padres diocesanos e religiosos de todo o País, com a anuência dos bispos portugueses.
Para este ano estão programadas doze recoleções. Sem necessidade de inscrição prévia, começam pelas 10h30 e terminam com o almoço, na Casa de Nossa Senhora do Carmo. A primeira decorreu no passado dia 6 de janeiro, orientada pelo padre Miguel Sottomayor, e a próxima será no dia 3 de fevereiro, com orientação de D. Serafim de Sousa Ferreira e Silva, bispo emérito de Leiria-Fátima.
Os retiros são propostas mais longa de meditação e oração, com a duração de cinco dias. Também na Casa de Nossa Senhora do Carmo, estão sujeitos a inscrição até dez dias antes da data, para os serviços do Santuário (249539600 ou seal@fatima.pt ). O primeiro deste ano será de 14 a 18 de julho, orientado por monsenhor José Rafael do Espírito Santo.
Este ano, de acordo com o programa do Santuário no caminho para o centenário das Aparições, é proposta a reflexão centrada na Aparição de julho de 1917: “Envolvidos no amor de Deus pelo mundo”. Os participantes são desafiados a acolher o convite de Nossa Senhora naquela data, em que ensinou os pastorinhos a rezar: “Ó Jesus, é por Vosso amor, pela conversão dos pecadores e em reparação pelos pecados cometidos contra o Imaculado Coração de Maria”.
O calendário completo dos retiros e recoleções pode ser consultado em www.fatima.pt .