Retiro Popular para a Quaresma já está disponível

O formato impresso do Retiro Popular pode ser adquirido na Gráfica de Leiria.
40 visualizações

Já está disponível, em formato digital e em livro, o guião para o retiro popular que o bispo D. José Ornelas propõe aos diocesanos de Leiria-Fátima para a Quaresma de 2024. O tema enquadra-se na temática para este triénio: “Pelo Batismo Somos Igreja Viva e Peregrina”.

Na introdução ao guião, D. José Ornelas começa por afirmar que “estamos em caminho sinodal” e que, por isso, “queremos escutar-nos uns aos outros e, juntos, discernir os sinais dos tempos, as inspirações e indicações do Espírito Santo sobre os passos a dar para tornar o coração e o rosto das nossas comunidades cristãs mais conformes com o Evangelho”. Neste contexto, o prelado considera que a leitura orante da Palavra de Deus (lectio divina), em grupo, no percurso do retiro popular, poderá tornar-se experiência espiritual e instrumento pedagógico preciosos.

O bispo diocesano convida “as famílias, os grupos, as diferentes comunidades e os movimentos eclesiais a acolherem esta proposta pastoral e fazerem, segundo as suas possibilidades, no todo ou em parte, este percurso espiritual”.

Tradição na Igreja no projeto diocesano

O retiro popular retoma a longa tradição da Igreja que busca na leitura orante da Palavra uma ocasião de encontro vivificante com Deus. Ele foi preparado a partir da Palavra de Deus, assumindo a forma de leitura dinâmica e orante, a chamada Lectio Divina, que põe à escuta de Deus, de modo a poder aplicar à vida o que Ele disse.

As passagens bíblicas propostas a partir do tema do Projeto Pastoral 2023-2026 da Diocese de Leiria-Fátima, têm como motivo temático o dinamismo da fé recebido no Batismo e continuado na experiência pessoal e comunitária de encontro com o Senhor.

Ao longo de cinco temas, os participantes começam por contemplar a primeira prova do povo de Deus no deserto, com a imagem da falta de água e com a resolução do problema pelo próprio Deus, que ensina e cuida do Seu povo: “Água que manifesta a Graça” (Tema 1: Ex 15,22-27). O segundo tema colocam diante da humildade de João Batista, que batiza com água, e de Jesus, que batiza no Espírito Santo: “Batizados no Espírito” (Tema 2: Mc 1,4-13). É o Espírito Santo que se recebe no Batismo, que permite o encontro com Jesus, como será visto no tema seguinte: “Vi o Senhor: encontro com o Ressuscitado” (Tema 3: Jo 20,11-18). É dom do Batismo ser “Testemunhas de Jesus pela força do Espírito” (Tema 4: At 1,4-11); e é uma graça viver na certeza de que os cristãos são, “Pelo Batismo, filhos e herdeiros” (Tema 5: Rm 8,4-17).

O guião, como tem sido habitual, dá orientações específicas para a realização dos encontros do retiro popular. Nelas, são respondidas as questões mais práticas, que transcrevemos a seguir.

Para quem é este retiro?

É uma proposta dirigida a todos os cristãos e a quantos manifestem sede de encontrar na Palavra de Deus um instrumento de aprofundamento orante do significado da sua vida e da experiência da fraternidade na Igreja. Devem ser convidados os jovens e outras pessoas a fazerem este caminho em grupos, para que tenham a vivência do encontro com Jesus e da alegria da fé.

Como se pode fazer o retiro?

Propõe-se que se privilegie uma vivência em comunidade. Para facilitar a partilha, pode ser vantajoso fazê-lo em pequenos grupos: paroquiais, familiares, locais. Nas paróquias, onde houver vários grupos, será proveitoso que um ou dois encontros se façam em assembleia.

Onde se deve fazer o retiro?

Os encontros semanais podem ser realizados nas igrejas e até diante do Sacrário, pela intensidade da oração pessoal e comunitária que se pretende propor. Pode também ser realizado nas salas paroquiais ou em casas particulares. Aconselha-se a que se procure sempre criar um ambiente propício à oração, preparando o espaço com elementos simbólicos (Bíblia em destaque, cruz, vela) e evitando interferências ou interrupções. Os participantes poderão dispor-se em círculo ou em semicírculo, se o lugar o permitir.

Quanto tempo dura o retiro?

É proposto para um ritmo semanal, em seis encontros de cerca de uma hora. No final do encontro, se o grupo assim o entender, pode haver um momento de convívio.

Quem orienta o retiro?

O esquema proposto permite que qualquer pessoa possa promover o retiro. O conhecimento bíblico e o discernimento espiritual serão mais-valias a ter em conta pelo orientador. 

O que é necessário ter para fazer o retiro?

Para que se faça uma leitura dinâmica e orante da Palavra, preferivelmente em grupo, é importante que todos os que podem tenham consigo a sua própria Bíblia e que encontrem a passagem bíblica antes de começar a dinâmica da Lectio divina. Será útil também que cada participante tenha consigo um caderno de apontamentos, para escrever algumas notas do que ouviu e descobriu no encontro. Pode servir para relembrar em casa. É bom que cada pessoa tenha o seu exemplar deste guião, ou pelo menos a fotocópia do tema de cada encontro.

O formato impresso do Retiro Popular pode ser adquirido na Gráfica de Leiria.

Retiro Popular (.pdf)
http://l-f.pt/Iup5
Retiro Popular (.doc)
http://l-f.pt/euaY
Retiro Popular (.gdoc)
http://l-f.pt/6usO
Dia Mundial da Juventude na Diocese

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.

Dia Mundial dos Pobres

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.

Partilhar

Leia esta e outras notícias na...

Receba as notícias no seu email
em tempo real

Pode escolher quais as notícias que quer receber: destaques, da sua paróquia