Retiro popular para a Quaresma 2021: “À mesa da Palavra e do Pão da Vida”

Para além dos 500 exemplares que já se encontram em distribuição pelos requerentes, qualquer pessoa pode descarregar o texto devidamente formatado no site da Diocese e imprimi-lo em casa.

Já está disponível, em formato digital e em livro, o guião para o retiro popular que o bispo D. António Marto propõe aos diocesanos de Leiria-Fátima para esta Quaresma de 2021. O tema geral é “À mesa da Palavra e do Pão da Vida” e enquadra-se no biénio — que agora passa a triénio — dedicado ao sacramento da Eucaristia.

Na introdução ao guião, D. António Marto começa por afirmar que “após um ano de perturbações e aflições devido à pandemia, em que sentimos quanto é importante a espiritualidade para nos sustentar e motivar na vida quotidiana e, em especial, nas situações adversas, eis-nos de novo na Quaresma”. Para além desse contexto, o “retiro insere-se no biénio pastoral dedicado à ‘Eucaristia, comunidade cristã e missão'”. No momento da sua publicação, ainda não tinha havido a mais recente alteração na programação do plano pastoral. Recentemente, foi decidido prolongar por mais um ano, sendo que, é mais correto falar de triénio.

O cardeal D. António Marto convida “os fiéis católicos e porventura outros cristãos e pessoas em busca espiritual, para se juntarem em grupos, se sentarem a esta ‘mesa da Palavra de Deus’ e se alimentarem dos dons divinos, usando os apoios oferecidos neste guião”, que “como nos anos passados, os textos foram trabalhados por um grupo de colaboradores, sacerdotes e fiéis leigos, a quem agradeço o esforço e a generosidade”.

Itinerário temático

Os seis temas propostos revelam “o amor e o cuidado de Deus para com o seu povo, através da sua Palavra e do seu Filho Jesus”. Inicia com o relato da última Ceia de Jesus, a Ceia da entrega de amor (1); continua com a evocação da relação e ações que desde longa data atestam que Deus cuida do seu povo (2), mesmo quando este é ingrato e lhe vira as costas. Mas, sempre que o povo se reúne para escutar Deus, experimenta que o alimento da Palavra é fonte de alegria para a comunidade (3). Só Deus oferece ao seu povo um alimento que sacia (4): dele todos podem comer e beber gratuitamente. Jesus faz de sua vida uma entrega que dá vida (5) e convida os seus discípulos a segui-lo, imitando a sua entrega através do serviço a Deus e aos irmãos. Finalmente, é escutado o discurso em que Jesus se apresenta como Pão da vida (6): quem o come une-se a Ele, vive por Ele e recebe a vida eterna. A celebração da Eucaristia proporciona tanto o alimento com a Palavra de Deus quanto com o Corpo de Cristo. Ambos proporcionam o encontro com o Senhor vivo e revigoram a vida cristã e a comunhão fraterna na comunidade aos fiéis que receberem estes dons com autêntica fé e ardente devoção.

O guião, como tem sido habitual, dá orientações específicas para a realização dos encontros do retiro popular. Nelas, são respondidas as questões mais práticas, tais como, para quem é este retiro?, como se pode fazer o retiro?, onde se deve fazer o retiro?, quanto tempo dura o retiro?, etc.

Formato digital e em livro

Este ano, por causa das restrições sanitárias e por haver uma necessidade de adaptação às normas decorrentes da situação de pandemia, a impressão do Retiro Popular foi em número bastante reduzido e apenas para responder aos pedidos expressos nesse sentido. No entanto, para além dos 500 exemplares que já se encontram em distribuição pelos requerentes, qualquer pessoa pode descarregar o texto devidamente formatado no site da Diocese e imprimi-lo em casa.

Por outro lado, a REDE – Revista Digital de Leiria-Fátima, todas as semanas publicará um tema do Retiro Popular em substituição da Lectio Divina.

Retiro Popular
http://l-f.pt/2jn

Leia esta e outras notícias na...

Receba as notícias no seu email
em tempo real

Pode escolher quais as notícias que quer receber: destaques, da sua paróquia…

Partilhar

Share on facebook
Share on twitter

Print

Print Friendly, PDF & Email

REDE - Revista Digital

Mais recente

Telegram: Leiria-Fátima News

Todas as notícias de www.leiria-fatima.pt em primeira mão no seu smartphone.
Canal unidirecional para divulgação de notícias da Diocese de Leiria-Fátima.

Telegram: Leiria-Fátima Chat

Canal de conversação da Diocese de Leiria-Fátima.
Para troca de ideias sobre os canais digitais da Diocese de Leiria-Fátima e partilha de conteúdos entre os seus colaboradores na área da comunicação.

Newsletter

Nota: Depois de submeter a sua inscrição, deve confirmá-la. As instruções estão num email que irá receber.