Retiro Popular na Quaresma de 2016: “A graça da misericórdia sob o olhar de Maria”

Já está disponível em formato digital e em livro o guião para o retiro popular que o Bispo D. António Marto propõe aos diocesanos de Leiria-Fátima para esta Quaresma de 2016. O tema geral é “A graça da misericórdia sob o olhar de Maria”.

  

 

 

Com o tempo e a pedagogia espiritual da Quaresma, a Igreja oferece-nos um tempo particularmente propício, tanto para cada um de nós como para as famílias e as comunidades, para descobrimos a graça da misericórdia com que Deus cura as nossas feridas e pecados e nos torna aptos a sermos misericordiosos com os nossos irmãos como o Pai celeste o é para connosco.” É assim que D. António Marto volta a apresentar a proposta de um Retiro Popular aos diocesanos de Leiria-Fátima.

Neste ano de 2016, “vamos fazê-lo ajudados pelo coração e o olhar misericordiosos da Mãe do Senhor”, adianta o Bispo, convidando “os fiéis, as famílias e as comunidades a (…) entregar-se durante algum tempo à leitura orante da Palavra de Deus, em grupo, e repetir tal exercício pessoalmente pelo menos uma vez por semana, ao longo de toda a Quaresma”.

 

Percurso temático

O guião apresenta seis temas: no primeiro, começa-se por escutar e meditar o magnificat de “Maria, cantora da misericórdia”; no segundo, a partir da parábola sobre o fariseu e o publicano no templo, Jesus revela que é atendida a oração feita com “humildade e confiança em Deus”; no terceiro, a história de Zaqueu mostra como que Jesus lhe dirige um “olhar que muda a vida”; o quarto pretende conduzir à “festa do perdão” que faz o Pai misericordioso pelo regresso do filho perdido; o quinto mostra a bondade de Jesus para com a mulher pecadora, a quem oferece um “perdão que renova a sua vida”; por fim, em forma de celebração, contempla-se o momento em que Jesus entrega a sua mãe ao discípulo amado, a partir do qual “Maria é mãe de misericórdia” para quantos a ela se confiam como seus filhos e devotos.

O caderno inclui ainda diversas sugestões de cânticos e orações, com destaque para a “via matris”, semelhante à via-sacra, para celebrar e reviver o caminho doloroso de Maria no seu empenho em corresponder fielmente aos apelos de Deus.

 

Proposta para todos

Recordamos que o retiro popular é proposto a todos os fiéis cristãos, de qualquer idade, às famílias e ao povo de Deus em larga escala, mesmo aos que pouco frequentam as igrejas, bem como “às pessoas que manifestam sede de espiritualidade e desejam encontrar na Palavra de Deus ajuda para iluminar e orientar a própria vida com sentido”. Poderá fazer-se em família ou grupos de famílias, em grupos já existentes (coro, catequistas, ministros da comunhão) ou constituídos com base em alguma afinidade (pais de crianças da catequese, pessoas convidadas, colegas de trabalho, membros da mesma comunidade).

Cada encontro, de cerca de uma hora, inclui momentos de oração, de leitura e compreensão da Palavra de Deus, de meditação pessoal e partilhada, de canto e de compromisso na mudança de vida. Pode realizar-se numa igreja ou sala comunitária, mas também em casas particulares, cuidando-se da preparação de um ambiente acolhedor e propício ao recolhimento. No final, pode haver um momento de confraternização. O importante é que sejam verdadeiros espaços de “escuta de Deus, de meditação e de experiência da fé”, mais do que “lições ou reflexões teóricas”, para que ajudem cada participante a “alimentar e revigorar a fé, ajudar a viver melhor a relação pessoal com Deus e conduzir à experiência da beleza da fé, à comunhão fraterna, ao compromisso maduro da vida cristã, na Igreja e no mundo, e ao testemunho do amor de Deus no quotidiano”.

 

Formato digital e em livro

O guião do retiro popular poder ser aqui descarregado em formato de texto ou em PDF.

Foi feita uma edição de 6.000 exemplares em livro, que será distribuída nas paróquias aos grupos que o procurem junto do pároco.

Quem o desejar poderá também fazer a sua aquisição na loja da Gráfica de Leiria, numa transversal da Praça Rodrigues Lobo, no centro da cidade de Leiria, bem como na livraria do Santuário de Fátima. Cada exemplar tem o custo de 1 euro. Como tem sido habitual, haverá desconto para quantias iguais ou superiores a 50 exemplares.

Leia esta e outras notícias na...

Receba as notícias no seu email
em tempo real

Pode escolher quais as notícias que quer receber: destaques, da sua paróquia…

Partilhar

Share on facebook
Share on twitter

Print

Print Friendly, PDF & Email

REDE - Revista Digital

Mais recente

Telegram: Leiria-Fátima News

Todas as notícias de www.leiria-fatima.pt em primeira mão no seu smartphone.
Canal unidirecional para divulgação de notícias da Diocese de Leiria-Fátima.

Telegram: Leiria-Fátima Chat

Canal de conversação da Diocese de Leiria-Fátima.
Para troca de ideias sobre os canais digitais da Diocese de Leiria-Fátima e partilha de conteúdos entre os seus colaboradores na área da comunicação.

Newsletter

Nota: Depois de submeter a sua inscrição, deve confirmá-la. As instruções estão num email que irá receber.