Retiro popular já está disponível

“Viver em Família com a graça de Cristo” é o título do guião para o retiro popular deste ano, a habitual proposta do Bispo de Leiria-Fátima para a vivência quaresmal de todos os diocesanos.

 

À semelhança do que tem acontecido nos últimos anos, o Bispo diocesano, D. António Marto, anunciou na sua Carta Pastoral a edição de um guião para o retiro popular a efectuar na Quaresma. O documento está já disponível na loja da Gráfica de Leiria e na Livraria do Santuário de Fátima, podendo também ser procurado junto dos párocos.

Com o título “Viver em Família com a graça de Cristo”, o guião apresenta seis temas para outras tantas sessões de um “retiro espiritual” em grupo, mediante a leitura orante da Palavra de Deus.

A proposta é feita aos fiéis cristãos, sobretudo às famílias, bem como a todas as “pessoas que manifestam sede de espiritualidade e desejam encontrar na Palavra de Deus ajuda para iluminar e ajudar a vivência da relação e amor na própria família”.

Como refere o Bispo na apresentação, “através da sua Palavra, Deus concede-nos o dom do seu Amor, que nos abre à experiência vivificante da comunhão com Ele, sólido fundamento para a vivência do amor nos casais e nas famílias”. Por outro lado, “a partilha em grupo permite o enriquecimento e o estímulo mútuos, que fortalecem em cada um a sua fé, tornando-o mais capaz de a testemunhar no ambiente familiar e social”.

 

Os temas

«Os seis temas proporcionam-nos um itinerário espiritual, quase um programa de espiritualidade familiar, para aprofundar a consciência dos dons de Deus, que constituem a base da vida em casal e em família animada pela graça de Cristo recebida no sacramento do matrimónio. Começamos pela tomada de consciência de que fomos  “criados para  amar” (1), pelo que recebemos de Deus uma autêntica vocação ao amor.  Tal vocação é uma das muitas expressões do amor de Deus por nós. Ora, não há dúvida, “o amor de Deus é a fonte da vida familiar” (2). Ele abraça tanto os casais como os seus filhos e os demais membros da família. O tema 3 conduz-nos à (re)descoberta do sacramento do matrimónio como sinal do amor de Cristo (3). O seguinte leva-nos a meditar nas condições para que se promova no casal e na família a “comunhão no perdão e na caridade” (4). O penúltimo tema põe-nos diante da exigência de “fortalecer-se nas fragilidades” (5) que afetam as relações na família. O último encontro aborda o tema da “oração em família” (6) a partir do exemplo do próprio Jesus e do seu ensinamento aos discípulos.»

Excerto das orientações

Para uso livre, o guião poderá ser aqui descarregado em formato de texto ou em formato PDF.

 

Leia esta e outras notícias na...

Receba as notícias no seu email
em tempo real

Pode escolher quais as notícias que quer receber: destaques, da sua paróquia…

Partilhar

Share on facebook
Share on twitter

Print

Print Friendly, PDF & Email

REDE - Revista Digital

Mais recente

Telegram: Leiria-Fátima News

Todas as notícias de www.leiria-fatima.pt em primeira mão no seu smartphone.
Canal unidirecional para divulgação de notícias da Diocese de Leiria-Fátima.

Telegram: Leiria-Fátima Chat

Canal de conversação da Diocese de Leiria-Fátima.
Para troca de ideias sobre os canais digitais da Diocese de Leiria-Fátima e partilha de conteúdos entre os seus colaboradores na área da comunicação.

Newsletter

Nota: Depois de submeter a sua inscrição, deve confirmá-la. As instruções estão num email que irá receber.