Retiro popular: “Dom e missão da família”

Já está disponível o guião para o retiro popular proposto por D. António Marto a todos os diocesanos nesta Quaresma de 2015. Continuando a temática deste segundo ano do biénio dedicado à pastoral familiar, tem como título “Dom e missão da família”.

A proposta de retiro popular quaresmal surge como ajuda para alimentar a espiritualidade das famílias, condição essencial para desempenharem com coragem e fidelidade a sua missão, sob a forma de encontros para a leitura orante da palavra de Deus (lectio divina). “A escuta, meditação e acolhimento da Palavra revitaliza o nosso coração e torna-nos mais capazes de acolher o dom da família e de realizarmos a missão que lhe compete no Mundo e na Igreja”, escreve o Bispo diocesano na introdução. Nessa linha, aponta dois grandes objetivos: “redescobrir e reconhecer como e quanto é bom, belo e feliz formar uma família segundo o desígnio de Deus; e como e quanto isto é precioso e indispensável para a vida das pessoas, da sociedade e da Igreja e para o futuro da humanidade”.

São seis os temas que integram este pequeno livro, para um itinerário pelas diversas dimensões da missão familiar: “Começamos pelo serviço à transmissão da vida e educação dos filhos: «berço de vida e fecundidade» (1). Continua com a tomada de consciência de que a comunidade familiar prepara os seus membros para a vida no mundo, ela é «fermento de sociedade» (2). Mas também constitui um espaço de vivência eclesial em cada casa como «primeira Igreja» (3). O tema seguinte permite-nos aprofundar a missão de transmissão e educação na fé:, pois o ambiente familiar é «espaço de partilha da fé» (4). O penúltimo tema leva-nos a meditar na «família, escola de valores» (5). Ainda sob a imagem da escola, o último encontro, em estilo celebrativo, trabalha o tema da «escola de amor e serviço» (6), a partir do exemplo e do ensinamento de Jesus aos discípulos”.

Como habitual, esta proposta dirige-se a todos os que queiram fazer este caminho de reflexão e oração, mas em especial aos que acompanham mais de perto a vida da comunidade cristã, cuja formação e vida espiritual precisa de alimento permanente. Mas, dado o tema, também às famílias, mesmo as menos praticantes, pois poderá ser uma ajuda para o seu crescimento e fortalecimento, até do ponto de vista humano e social.

Qualquer pessoa poderá formar um grupo, seja na própria família, seja com alguns amigos ou entre membros de um coro, catequistas, ministros da comunhão, etc. Sugere-se que, em cada paróquia, haja um ou dois encontros de todos os grupos em assembleia, “para se conhecerem, viverem juntos um momento de oração e comunhão, conviverem e partilharem as experiências”.

O guião poderá ser adquirido a 1 euro na loja da Gráfica de Leiria (junto à Sé) ou pedido diretamente aos párocos. Quem o desejar em formato digital poderá descarregar aqui gratuitamente, em formato texto ou PDF.

Leia esta e outras notícias na...

Receba as notícias no seu email
em tempo real

Pode escolher quais as notícias que quer receber: destaques, da sua paróquia…

Partilhar

Share on facebook
Share on twitter

Print

Print Friendly, PDF & Email

REDE - Revista Digital

Mais recente

Telegram: Leiria-Fátima News

Todas as notícias de www.leiria-fatima.pt em primeira mão no seu smartphone.
Canal unidirecional para divulgação de notícias da Diocese de Leiria-Fátima.

Telegram: Leiria-Fátima Chat

Canal de conversação da Diocese de Leiria-Fátima.
Para troca de ideias sobre os canais digitais da Diocese de Leiria-Fátima e partilha de conteúdos entre os seus colaboradores na área da comunicação.

Newsletter

Nota: Depois de submeter a sua inscrição, deve confirmá-la. As instruções estão num email que irá receber.