Retiro de casais na vigararia das Colmeias

A Pastoral Familiar da Vigararia das Colmeias organizou, no dia 29 de março, um retiro para casais, na Domus Carmeli, em Fátima. Foi um dia de reflexão vivido por 43 casais das várias paróquias daquela vigararia, com orientação pelo padre Joaquim Teixeira, Carmelita Descalço.

O encontro teve início pelas 09h30 e terminou pelas 18h00, com a Eucaristia. Ao longo do dia, os casais puderam passear pela casa dos Carmelitas e pelo seu jardim, o que lhes permitiu momentos de reflexão e escuta e momentos de diálogo e de silêncio sobre os temas propostos.

Isabel e Vitor, casal de Vermoil, relatam a experiência:

“O dia foi marcado pelo convite a refletirmos sobre o nosso sonho de casal e, ao mesmo tempo, a percebermos que Deus confraterniza connosco nesse mesmo sonho. «Deus continua a sonhar para nós», foi-nos dito. «Como escutamos esse sonho?», foi-nos perguntado.

Aprendemos igualmente as três virtude humanas, ou três verdades humanas, das quais nos devemos consciencializar para, assim, viver em casal esse sonho de modo pleno: a primeira é humildade, virtude realista que nos coloca no nosso devido lugar e que nos leva à segunda, o conhecimento próprio, e à terceira, a determinação ou força de vontade para caminhar.

O padre Joaquim recordou-nos também aquela que deve ser a máxima de qualquer um: «Ter a ambição de que, no nosso sacramento do Matrimónio, sejamos perfeitos» e não esquecer que «Deus é um aliado, um companheiro», um companheiro da luta diária que é cuidar do casamento em casal, como de uma semente plantada no dia do Matrimónio.

Ao longo do dia de retiro, fomos convidados a ler alguns excertos da nossa maravilhosa carta pastoral “A Alegria e a Beleza de viver em Família “.

Foi um dia em cheio e foi muito interessante perceber que todos aqueles casais viveram mesmo aquele dia como seu! Dos mais jovens, na faixa dos trinta, aos de mais idade, na faixa dos oitenta, e cada qual à sua maneira, dialogaram, escutaram, enamoraram-se… Sim, porque, no final, nos seus rostos, os sentimentos reinantes eram a alegria, a confiança e muita, muita gratidão manifestada à presença de Deus através do Espírito Santo, ao padre Quim, numa salva de palmas estendida também a cada um dos casais por elegerem aquele dia ao amor.”

Outro casal, Ana Fragoso e Hugo Pedrosa, testemunha:

“O encontro para casais permitiu-nos parar por algumas horas, deixar o telemóvel de lado e esquecer o nosso dia a dia agitado! Um dia em que a prioridade fomos apenas nós – enquanto casal. Envolvemo-nos nos sonhos que nos uniram e nos mantêm juntos. Refletimos sobre quais os sonhos que Deus continua a sonhar para nós. Ajudou-nos a perceber que este sonho, a nossa relação amorosa harmoniosa, depende essencialmente da humildade, do conhecimento próprio e da determinação. Esta nossa viagem enquanto casal só terá sucesso se estiver presente no nosso dia a dia a fé, a esperança e o amor.

É fundamental sonhar: «Deus inspira desejos irrealizáveis». Uma experiencia a repetir!”

Leia esta e outras notícias na...

Receba as notícias no seu email
em tempo real

Pode escolher quais as notícias que quer receber: destaques, da sua paróquia…

Partilhar

Share on facebook
Share on twitter

Print

Print Friendly, PDF & Email

REDE - Revista Digital

Mais recente

Telegram: Leiria-Fátima News

Todas as notícias de www.leiria-fatima.pt em primeira mão no seu smartphone.
Canal unidirecional para divulgação de notícias da Diocese de Leiria-Fátima.

Telegram: Leiria-Fátima Chat

Canal de conversação da Diocese de Leiria-Fátima.
Para troca de ideias sobre os canais digitais da Diocese de Leiria-Fátima e partilha de conteúdos entre os seus colaboradores na área da comunicação.

Newsletter

Nota: Depois de submeter a sua inscrição, deve confirmá-la. As instruções estão num email que irá receber.