Realizou-se no fim de semana de 5 e 6 de março, no Seminário de Leiria, o retiro anual das Equipas de Nossa Senhora, em que participaram cerca de 50 casais dos três sectores da Região Centro Litoral deste movimento católico.
O retiro anual é um momentos muito importante para o casal, “obrigando-o a fazer uma pausa na sua vida do dia-a-dia para refletir e questionar-se sobre a qualidade da sua relação com Deus, com o cônjuge e com os outros”, testemunham Olga e Jorge Ferreira. No caso deste ano, o tema “Namoro: um estilo de Vida” serviu de base a essa reflexão, orientada pelo padre José Augusto Rodrigues, diretor do Departamento Diocesano de Pastoral Familiar.
“A Nossa História de Amor”, “O Nosso Deus é Muito Namoradeiro”, “Namoro Tempo de Crise e de Vida Nova”, “Namorar (N)o Dia a Dia. O Tempo que Deus vos dá para Amar” foram os temas das quatro palestras que balizaram “um tempo de grande riqueza para todos os casais que recordaram a história do seu amor” e “foram desafiados a fazer do namoro uma forma de vida e a nunca deixarem de namorar na presença de Deus e com a ajuda da sua Palavra”.
Participaram casais com poucos anos de casamento e outros com várias décadas, até com 60 anos de vida matrimonial. “Foi interessante reviver e constatar que, apesar da forma de namorar ter mudando muito ao longo das últimas seis décadas, o namoro foi, é e continua a ser um tempo em que os namorados assumem socialmente um compromisso e se dispõem a conhecerem-se mutuamente”.
“No final, após a celebração da Eucaristia, era visível a alegria nos rostos dos casais que depois desta paragem de dois dias estavam entusiasmados (cheios de Deus) e dispostos a abraçarem de novo o seu dia-a-dia com mais alegria e a fazer do namoro o seu estilo de vida”, refere o casal no testemunho enviado ao jornal PRESENTE.