Decorreu no passado dia 22 de fevereiro, no Seminário de Leiria, o retiro quaresmal da Legião de Maria, sob a orientação do padre José Augusto Rodrigues. Durante todo o dia, o tema “Sede misericordiosos como Pai” animou a reflexão e oração dos 68 participantes.
Um deles testemunha que o orientador partiu da Bíblia para a descoberta da misericórdia de Deus, que “não é uma palavra nova do Papa Francisco”, mas uma referência constante e permanente da Sagrada Escritura, embora “um pouco esquecida ou mal entendida”.
“Deus é justo e misericordioso em simultâneo” e “não deixa de ser justo quando usa de misericórdia”, pois “condena o pecado, nunca o pecador”, sublinhou o padre José Augusto.
Olhando em Jesus o rosto concreto da misericórdia de Deus, os participantes foram convidados a ver como é importante “assumir os pecados e reconhecê-los como tal”, sobretudo no atual contexto de “uma sociedade que perdeu a noção do pecado”, pois é a partir daí que se descobre o misericórdia e a salvação que o amor de Deus oferece a cada um.
Partindo do tema pastoral deste ano, também a espiritualidade mariana foi tida em conta, pois o exemplo daquela que foi “a humilde serva do Senhor” é perfeito para a prática das obras de misericórdia e, assim, levar também a misericórdia de Deus “ao coração dos irmãos que nos rodeiam”. Só assim seremos “misericordiosos como o Pai”.