Renúncia quaresmal para o Gungo

Foi com alegria e gratidão que recebemos a notícia de que a renúncia quaresmal da nossa diocese de Leiria-Fátima deste ano 2014 se destina à Missão do Gungo.

Já no ano 2007 recebemos um apoio idêntico para a construção da casa da missão que temos no Sumbe, o que demonstra o interesse e empenho da nossa diocese por este projeto missionário.

É graças ao apoio espiritual, humano e material da nossa diocese e também de outras dioceses, empresas e pessoas individuais que tem sido possível manter esta geminação e a presença da equipa missionária junto do povo do Gungo.

Melhor do que nós, as pessoas que não se encontram tão por dentro deste projeto e nos têm visitado podem testemunhar quanto tem sido benéfica para o povo do Gungo a presença desta equipa missionária, desde o ano 2006, quer no campo espiritual quer no social.

Talvez alguns estranhem que estando o nosso país a viver momentos de dificuldade económica e social se destine esta ajuda a uma comunidade de Angola, país que em paz acolhe muitos emigrantes, até portugueses, e do qual se diz haver muitos recursos, riqueza e muitas pessoas a viver na ostentação.

Mas quem conhece um pouco este país sabe que existem diversas angolas: desde a dos muito ricos aos mais pobres dos pobres cujo desafio diário é encontrar algo com que se alimentar. É junto destes que nos encontramos e fazemos tudo o que é possível para que sintam que Deus os ama e pelo menos Ele não os esquece.

A presença da equipa missionária junto de populações pobres e isoladas como as do Gungo também constitui um testemunho profético e é um desafio para as autoridades que assim também se sentem mais interpeladas a olhar para estas pessoas e a fazer algo por elas.

Por outro lado, também junto de empresas e instituições de Angola fazemos presentes os nossos pedidos de apoio, no que temos vindo a ser cada mais correspondidos.

Finalmente, gostaríamos de referir que a partilha é uma das formas de sermos missionários. Este gesto de partilha da nossa diocese num momento em que também as pessoas que nela habitam vivem dificuldades é do mais genuíno que nos apresenta o evangelho: a viúva pobre que deu mais que todos os outros porque deu do que lhe faltava. É isto que faz de nós cristãos e filhos de Deus; também demonstra que a nossa fé está acima de calculismos e preconceitos.

Um grande bem-haja em nome do povo do Gungo.

Leia esta e outras notícias na...

Receba as notícias no seu email
em tempo real

Pode escolher quais as notícias que quer receber: destaques, da sua paróquia…

Partilhar

Share on facebook
Share on twitter

Print

Print Friendly, PDF & Email

REDE - Revista Digital

Mais recente

Telegram: Leiria-Fátima News

Todas as notícias de www.leiria-fatima.pt em primeira mão no seu smartphone.
Canal unidirecional para divulgação de notícias da Diocese de Leiria-Fátima.

Telegram: Leiria-Fátima Chat

Canal de conversação da Diocese de Leiria-Fátima.
Para troca de ideias sobre os canais digitais da Diocese de Leiria-Fátima e partilha de conteúdos entre os seus colaboradores na área da comunicação.

Newsletter

Nota: Depois de submeter a sua inscrição, deve confirmá-la. As instruções estão num email que irá receber.