Reitor pede “rigor teológico” nas meditações do Terço em Fátima

Num encontro no passado dia 5 de janeiro, o Reitor do Santuário de Fátima pediu aos sacerdotes que presidem e animam a recitação do Terço diariamente na Capelinha das Aparições, às 18h30, que mantenham o “rigor teológico nas reflexões” e “adequem as meditações à realidade quotidiana”.

Na reunião participaram cerca de duas dezenas de sacerdotes, bem como responsáveis dos órgãos de comunicação social que transmitem diariamente esta oração. “É um momento seguido por muito gente – através das antenas da Rádio Renascença e Canção Nova – e, por isso, constitui um desafio para redobrarmos os cuidados de linguagem e de rigor teológico”, disse o padre Carlos Cabecinhas, precisando que “os conteúdos das reflexões devem ser apelativos e transmitirem a verdade da fé adequadamente”, evitando sempre que possível “o automatismo”.

Esta reunião, que se realiza pela quarta vez – a primeira foi em 2004 e só começou a ganhar periodicidade a partir de 2013 – visa acertar aspetos que melhorem a transmissão radiofónica do Rosário, a partir da Capelinha das Aparições. “Todos temos consciência de que este momento tem um impacto enorme, porque são várias as pessoas, em todo o mundo, que seguem o Terço a partir daqui e que aprendem a rezar assim”, disse o Reitor do Santuário, lembrando que este ano se assinala o centenário das aparições do Anjo aos três videntes de Fátima e coincidirá com o Jubileu Extraordinário da Misericórdia. “Todos estes aspetos marcam necessariamente o ano pastoral que agora se inicia” e, por isso, “também devem ser tidos em conta nas nossas reflexões e meditações”.

“Neste Ano da Misericórdia, encontramos em Maria o modelo e a intercessora. Ela é a `Mãe de Misericórdia´, a quem o Papa Francisco pede que `a doçura do seu olhar nos acompanhe neste Ano Santo para podermos todos nós redescobrir a alegria da ternura de Deus’. Ninguém como Maria conheceu a profundidade do mistério de Deus feito homem”, frisou ainda o sacerdote.

“É na misericórdia de Deus que encontramos a palavra-chave para interpretarmos a mensagem de Fátima” disse o padre Carlos Cabecinhas, recordando que a mensagem de Fátima “não nos desvia para o periférico e secundário”, mas “leva-nos ao essencial da fé cristã: a revelação do amor de Deus, Santíssima Trindade, que se manifesta como misericórdia para salvar, para dar de novo esperança aos que sofrem, para revelar o rosto de Deus atento às nossas súplicas. Nossa Senhora, a Mãe de Misericórdia, apresentou-se em Fátima como transparência da misericórdia de Deus”. “O Ano da Misericórdia é, assim, um desafio a interpretarmos a mensagem de Fátima à luz da misericórdia de Deus; mas, por outro lado, a mensagem de Fátima é convite a experimentarmos e testemunharmos a misericórdia de modo renovado”, destacou.

É esta a formulação do tema, que guiará a vida do Santuário ao longo deste ano e o Reitor do Santuário aproveitou esta reunião para lembrar algumas das orientações para o ano pastoral, fortemente inspirado na aparição de Setembro, na qual Nossa Senhora diz aos Pastorinhos que Deus está contente com os seus sacrifícios. “Como os Pastorinhos, somos desafiados a descobrir a plenitude da vida que Deus nos oferece através da oferta de nós mesmos. Esse é igualmente o caminho da experiência da verdadeira alegria cristã”, diz.

Por outro lado, a “atitude crente que se pretende motivar, neste ano pastoral, é a celebração, como dimensão constitutiva da experiência crente. A celebração da fé, sobretudo na Liturgia, é a forma por excelência de participação, desde já, na plenitude da vida que Deus nos oferece em Jesus Cristo”, frisou ainda, terminando com uma referência ao Itinerário temático deste ano assente no centenário das Aparições do Anjo.

 

Leia esta e outras notícias na...

Receba as notícias no seu email
em tempo real

Pode escolher quais as notícias que quer receber: destaques, da sua paróquia…

Partilhar

Share on facebook
Share on twitter

Print

Print Friendly, PDF & Email

REDE - Revista Digital

Mais recente

Telegram: Leiria-Fátima News

Todas as notícias de www.leiria-fatima.pt em primeira mão no seu smartphone.
Canal unidirecional para divulgação de notícias da Diocese de Leiria-Fátima.

Telegram: Leiria-Fátima Chat

Canal de conversação da Diocese de Leiria-Fátima.
Para troca de ideias sobre os canais digitais da Diocese de Leiria-Fátima e partilha de conteúdos entre os seus colaboradores na área da comunicação.

Newsletter

Nota: Depois de submeter a sua inscrição, deve confirmá-la. As instruções estão num email que irá receber.