Reguengo do Fetal. Projeto Emaús promove diálogo e partilha intergeracional

A catequese do 9º ano da paróquia do Reguengo do Fetal propuseram-se a interagir com os utentes do lar local, Centro Paroquial de Assistência do Reguengo do Fetal.

Com vista à Jornada Mundial da Juventude, a realizar em Lisboa no ano de 2022, foi preparada uma nova catequese à qual a paróquia do Reguengo do Fetal aderiu. Esta catequese tem, portanto, como base a preparação da próxima Jornada Mundial da Juventude, enquadrada num programa chamado “Say yes / Aprende a dizer sim”. Nele, consta a realização de projectos sendo estes propostos, desenvolvidos e realizados pelos jovens, apostando num maior desenvolvimento criativo, dinâmico e interactivo e incutindo-lhes maior responsabilidade na vivência cristã.

A catequese do 9º ano da paróquia do Reguengo do Fetal, grupo que adoptou o nome de “Cristãos do Reguengo / Cristãos Rangers” (C.R.), propuseram-se, baseados no texto bíblico “Discípulos de Emaús” e com o tema de fundo a esperança, a interagir com os utentes do lar local, Centro Paroquial de Assistência do Reguengo do Fetal (CPARF), numa dinâmica presencial que permitisse o desenvolvimento dos afectos, sinal de esperança.

Esquematizou-se o projecto sendo, este, apresentado publicamente à comunidade em 15 de dezembro de 2019, no final da Missa.

A realização aconteceu dia 8 de fevereiro, com a deslocação do grupo ao lar. Conforme tinham programado iniciaram com uma apresentação a que se seguiu um jogo evidenciando as diferenças, na juventude, entre as gerações dos utentes do lar e da do grupo de catequese, estimulando o convívio e o conhecimento uns dos outros. Em seguida os “Cristãos Rangers” dividiram-se sendo que uns interagiram através de jogos de mesa e outros entrando em diálogos com os utentes.

O lanche foi de partilha, com alimentos trazidos pelos jovens e outros servidos pelo lar onde, inclusive, se cantaram os parabéns a uma funcionária, cozinheira Isabel, aniversariante nesse dia.

No final a instituição ofereceu a cada um dos jovens um porta-chaves realizados pelos utentes.

Este projecto, aparentemente simples, promoveu a interacção entre gerações quase extremas, jovens/idosos, com o desenvolvimento dos afectos, amor, num sentido de esperança que, no seu reduto último, é Deus. Por outro lado, foi uma oportunidade dos nossos jovens demonstrarem capacidade de realização e responsabilidade com base na vida cristã.

A importância da comunidade cristã é observada e por isso a comunicação pública da realização deste projecto aconteceu no final da Missa do dia 16 deste mês.

Os “C.R.” deixam um agradecimento à Direcção do lar CPARF, por aceitarem e facilitarem a realização deste projecto, à animadora do lar, Dr.ª Cláudia Murta, pela ajuda e pelo seu dinamismo e alegria, e aos utentes pelo carinho e amor com que preencheram os nossos corações.

Com Orlindo Jorge

Leia esta e outras notícias na...

Telegram: Leiria-Fátima News

Todas as notícias de www.leiria-fatima.pt em primeira mão no seu smartphone.
Canal unidirecional para divulgação de notícias da Diocese de Leiria-Fátima.

Telegram: Leiria-Fátima Chat

Canal de conversação da Diocese de Leiria-Fátima.
Para troca de ideias sobre os canais digitais da Diocese de Leiria-Fátima e partilha de conteúdos entre os seus colaboradores na área da comunicação.

Newsletter

Nota: Depois de submeter a sua inscrição, deve confirmá-la. As instruções estão num email que irá receber.