No sábado 27 de maio, os adolescentes do 8.º ano de catequese da paróquia do Reguengo do Fetal celebraram a Festa da Vida. Na mesma Missa, tomou posse a nova Comissão da Igreja Paroquial.
Com alegria, simplicidade e participação ativa de todos, os adolescentes do 8.º anos tomaram consciência da sua responsabilidade na afirmação prática da vida em Jesus Cristo. No final, receberam como lembrança um crucifixo e como convite a interpelação: “Vai e sê testemunha!”.
Quanto à nova Comissão da Igreja, é constituída pelo grupo de homens que assumira a organização da Festa do Divino Espírito Santo, realizada no passado domingo 4 de junho. Esta é uma festa secular na paróquia, assumida, até há alguns anos, pela figura carismática de um Imperador, em cumprimento de um voto ou promessa. Hoje, vai sendo cada vez mais difícil encontrar devotos com possibilidades de concretizar eventos desta natureza, até pelos montantes económicos envolvidos, mas os fiéis juntam-se e a tradição mantêm-se. A festividade começa pela manhã, com a procissão com as ofertas de pão dos mordomos, acompanhada pela banda filarmónica, a Missa no Santuário de Nossa Senhora do Fetal e a bênção do pão. Após uma tarde de convívio e animação, faz-se a oferta do pão pelos presentes. As crianças e adolescentes da catequese participam massivamente na procissão com cestos ou sacas de pão, enfeitados com diversas e coloridas flores naturais sobre bordados e rendilhados de toalhas de pano.
Deolinda Carvalho