Nos dias 8, 9 e 10 de junho, decorreu a 2.ª edição do Triumphum – Torneio de Técnica Escutista para Caminheiros no Centro Escutista de Guimarães, Penha, onde a nossa região esteve representada por seis elementos, constituindo a Tribo Nogueira.
Realizaram inúmeras provas: socorrismo, orientação, nós e amarrações, códigos e cifras (‘homógrafos’, ‘morse’, etc.), formatura, cinco sentidos, ‘froissartage’, cozinha selvagem, construções, entre outras, para testar os seus conhecimentos e práticas escutistas.
Tendo como imaginário a lenda do Rei Artur, viveram toda esta atividade com um enorme espírito de alegria e persistência, levando a cabo a sua postura de nobres guerreiros, prontos a deixar o mundo um pouco melhor do que o encontraram.
A cidade de Guimarães foi palco de muitas das vivências dos caminheiros e de todo o desenrolar desta lenda e também tiveram a oportunidade de exercer o seu direito como cidadãos, votando nas eleições europeias. A IV envolveu-se na beleza e história da cidade, denominada como “berço de Portugal”, ao caminhar pelas suas ruas e usufruir da subida de teleférico.
O fogo de conselho foi um dos momentos mais marcantes desta atividade pelo facto de terem sido partilhadas vivências e experiências de cada tribo e de cada região, com uma pitada de animação e comédia pelo meio.
O último dia ficou marcado pelas oficinas, onde aplicaram os seus dotes de ‘masterchefs’ e ferreiros. A Tribo Nogueira ficou em 5.º lugar, um grande motivo de celebração para toda a região de Leiria-Fátima!
“O escuta é filho de Portugal e bom cidadão”. Sim, este princípio fez-se sentir no Dia de Portugal enquanto se cantava o hino da nossa pátria e eram recordados todos os bons momentos passados naquele fim de semana. Muito suor, muito cansaço também… Contudo, tudo isto fez com que estes caminheiros saíssem do Triumphum de coração cheio! Os laços fortalecidos e criados em Guimarães ficarão na memória de cada um deles, assim como o sentimento de missão cumprida.
Um especial agradecimento a toda a equipa organizadora do Triumphum, pela sua dedicação e esforço na realização desta grande atividade, e também ao incrível Centro Escutista de Guimarães, Penha, que acolheu estes caminheiros de uma forma muito calorosa e fraterna.