Reuniu o Conselho Pastoral da paróquia de Fátima, presidido pelo pároco, padre Rui Marto, a 13 de abril 2024.
O mesmo Conselho Pastoral, após reflexão individual e em grupo, chegou à conclusão de que, na prática, já existe unidade pastoral na nossa Vigararia e o seu funcionamento é positivo. Existe uma interajuda cordial e fraterna entre párocos e fiéis, sendo necessário sempre melhorar um ou outro aspeto mais pertinente.
O que o Deus nos pede, tanto a nível pessoal como comunitário, é um sair e ir ao encontro do outro. Um ir às periferias como nos pede o Papa Francisco. A exemplo do bom Pastor, somos chamados a ir ao encontro das ovelhas perdidas.
Achamos que é prioridade repensar e pôr em exercício os ministérios laicais, assim como uma formação adequada para leigos que se empenhem em trabalhar em perfeita comunhão com os respetivos párocos.
É urgente e aconselhável que os leigos assumam responsabilidades pastorais, para que os presbíteros desempenhem aquilo que é específico do seu múnus sacerdotal.
Uma palavra de gratidão à nossa Diocese, na pessoa do nosso bispo, por nos chamar a refletir sobre a nossa Igreja diocesana.