Recoleção para ministros extraordinários da comunhão e curso para novos candidatos

O Departamento de Liturgia (DL) da Diocese de Leiria-Fátima vai promover um encontro de recoleção para ministros extraordinários da Comunhão, em dois turnos, nos dias 14 e 21 de janeiro.

Trata-se da habitual oferta de um tempo de reflexão, partilha e oração a estes agentes pastorais, que este ano se realiza no Santuário de Fátima, em virtude de celebração do Jubileu do Centenário das Aparições. A recoleção será, assim, também, uma peregrinação jubilar dos ministros extraordinários da Comunhão diocesanos.

Cada um dos turnos tem início às 10h00 e termina com a celebração da Eucaristia, às 16h30h. Os ministros que queiram almoçar no Centro Pastoral Paulo VI, local do encontro, deverão comunicar esse pedido, até ao dia 6 para o 1.º turno e até ao dia 13 para o 2.º turno, pelo telefone 244825168 ou email departamentoliturgia@leiria-fatima.pt.

Curso para novos ministros extraordinários da Comunhão

O DL vai também promover um curso de formação para novos ministros extraordinários da Comunhão, no Centro Pastoral Diocesano, em Leiria, nos dias 11 e 25 de fevereiro, das 09h30 às 17h30 horas.

Embora não seja necessária inscrição prévia, pede-se a comunicação do número de candidatos até ao dia 5 de fevereiro, a fim de preparar os materiais para a formação. Há também a possibilidade de almoçar no local, devendo a comunicação ser feita para o número 244832760, até cinco dias antes de cada encontro.

Em nota enviada aos responsáveis pastorais, o DL recorda que os candidatos deverão apresentar carta dos párocos ou dos superiores religiosos manifestando que os mesmos se apresentam com a sua concordância. Quanto ao perfil exigido a estes ministros, aponta-se o indicado na Instrução “Immensae Caritatis”: “O fiel designado como Ministro Extraordinário da Sagrada Comunhão, devidamente preparado, deverá distinguir-se pela sua vida cristã, pela sua fé e bons costumes. Esforçar-se-á por ser digno deste nobilíssimo encargo, cultivará a devoção à Santíssima Eucaristia e dará exemplo aos demais fiéis de respeito ao Santíssimo Sacramento do altar. Não seja escolhido para tal função alguém cuja designação possa causar surpresa aos fiéis” (I, 6).

O serviço diocesano aponta ainda que “o objetivo deste curso é apenas preparar os candidatos para o exercício do ministério”, uma vez que terá de ser feita a nomeação episcopal de cada um dos novos ministros.

Leia esta e outras notícias na...

Receba as notícias no seu email
em tempo real

Pode escolher quais as notícias que quer receber: destaques, da sua paróquia…

Partilhar

Share on facebook
Share on twitter

Print

Print Friendly, PDF & Email

REDE - Revista Digital

Mais recente

Telegram: Leiria-Fátima News

Todas as notícias de www.leiria-fatima.pt em primeira mão no seu smartphone.
Canal unidirecional para divulgação de notícias da Diocese de Leiria-Fátima.

Telegram: Leiria-Fátima Chat

Canal de conversação da Diocese de Leiria-Fátima.
Para troca de ideias sobre os canais digitais da Diocese de Leiria-Fátima e partilha de conteúdos entre os seus colaboradores na área da comunicação.

Newsletter

Nota: Depois de submeter a sua inscrição, deve confirmá-la. As instruções estão num email que irá receber.