O grupo de visitadores “Os Samaritanos” organizou uma singela Festa de Reis, no passado dia 7 de janeiro, nos dois estabelecimentos prisionais de Leiria: na prisão-escola, de manhã, e na cadeia regional, à tarde.
Após a apresentação das pessoas e do sentido da sua visita, foi entregue a cada um dos reclusos um papel e uma caneta para que escrevessem o seu nome e o depositassem num saco, enquanto se cantava “tão perto de mim que até eu lhe posso tocar, Jesus está aqui. Não procuro Cristo nas alturas nem O encontrarei na solidão; sinto que Jesus está juntinho a mim, dentro do meu ser, no coração”.
A leitura bíblica veio revelar essa mesma verdade que de que “Jesus é Deus-Connosco, doado ao mundo e a cada um de nós como verdadeira, eterna e confiada presença: «é connosco», «é comigo», «é contigo», «é com ele».
E mais um trabalho manual envolveu os participantes: cada um recebeu uma rolha e duas chamas em cartolina colorida para preparar uma vela; depois, retirando um dos papéis com os nomes colocados no saco, foi oferecer a sua vela ao respetivo destinatário, dizendo-lhe: “Jesus é contigo”. Foi o ambiente propício à intimidade e partilha, que terminou com a oração “Ó Emanuel, Deus-Connosco, inunda-me da tua alegria, vem, e que uma estrela me guie para o teu presépio que é agora o meu coração”.
Neste mesmo dia, os Samaritanos ofereceram a cada recluso um conjunto de presentes: presépio magnético, postal, calendário, agenda, caneta, meias e bolo-rei.